Caroline Pitta Psicóloga

Caroline Pitta Psicóloga Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Atendimento para Adolescentes e Adultos.

ALÔ, JUNHO! ✨🎉Pode entrar, porque eu estava te esperando!Mês do meu aniversário, meu mês de celebrar a vida, e do meu ca...
01/06/2026

ALÔ, JUNHO! ✨🎉

Pode entrar, porque eu estava te esperando!

Mês do meu aniversário, meu mês de celebrar a vida, e do meu casamento, e também a vida das pessoas que mais amo, agradecer pelo caminho percorrido e abrir espaço para tudo de incrível que ainda está por vir.

Sempre tenho a sensação de que este será um daqueles meses que f**am marcados na memória: cheio de conquistas, aprendizados, encontros, sorrisos e boas surpresas.

Que comece oficialmente a temporada da aniversariante! 🤍🥂✨

Muitas vezes, a gente se acostuma com hábitos que deixam o cérebro em estado constante de alerta sem perceber:acordar e ...
29/05/2026

Muitas vezes, a gente se acostuma com hábitos que deixam o cérebro em estado constante de alerta sem perceber:
acordar e já pegar o celular, consumir informação o tempo inteiro, tentar responder tudo imediatamente, dormir tarde, viver no automático e passar o dia inteiro sem pausas reais.

🧠 O corpo não foi feito para funcionar em aceleração contínua.

Com o tempo, ele começa a responder com irritação constante, dificuldade de desacelerar, sensação de mente cansada o tempo todo, dificuldade para dormir, tensão física e sensação de sobrecarga mesmo sem “motivo aparente”.

Por isso, pequenas trocas na rotina ajudam o sistema nervoso a entender que ele não precisa permanecer em modo de sobrevivência o tempo inteiro.

- Evitar pegar o celular nos primeiros minutos do dia
- Diminuir estímulos antes de dormir
- Fazer pausas sem culpa
- Reduzir excesso de multitarefa
- Criar pequenos momentos de silêncio
- Respeitar horários de descanso
- Ter contato com o próprio corpo (movimento, respiração, caminhada)

Ansiedade não diminui de uma vez.
Mas constância, previsibilidade e autocuidado ajudam o corpo a sair do estado de alerta contínuo.

Faz sentido pra você? 🤍

Momentos bons todo relacionamento tem, mas é no conflito que você realmente entende como o outro te trata.É ali que apar...
28/05/2026

Momentos bons todo relacionamento tem, mas é no conflito que você realmente entende como o outro te trata.

É ali que aparece se existe respeito, escuta e cuidado ou se surgem invalidação, desrespeito e falta de responsabilidade emocional.

Porque não é difícil estar bem quando tudo está leve. O que mostra a qualidade da relação é como vocês lidam quando as coisas f**am difíceis.

Vocês buscam solução ou afastamento?
Buscam conversas ou silêncio?
Buscam acolhimento ou rivalidade?

Vocês são uma equipe ou estão em uma disputa?

Vale a reflexão: Conflitos não são o problema, mas a forma como eles são conduzidos é. 💭

Você acredita, fielmente, que não é boa em nada do que faz?Mesmo estudando, se esforçando e conquistando coisas importan...
27/05/2026

Você acredita, fielmente, que não é boa em nada do que faz?

Mesmo estudando, se esforçando e conquistando coisas importantes, a sensação é de que, em algum momento, alguém vai descobrir que você “não sabe tanto assim”?

A Síndrome de Impostora te faz acreditar nisso.

O problema é que, quando você se acostuma a diminuir a si mesma, nenhuma conquista parece suficiente, mas reconhecer sua evolução também faz parte do processo

Você não precisa ser perfeita para ser capaz. Mas precisa aprender a valorizar até mesmo os seus pequenos esforços.

Faz sentido pra você? ✨

Muitas mulheres passam anos tentando entender a própria exaustão emocional sem imaginar que o corpo também pode estar pe...
25/05/2026

Muitas mulheres passam anos tentando entender a própria exaustão emocional sem imaginar que o corpo também pode estar pedindo ajuda.

E eu sei disso porque vivi o mesmo.

A endometriose não afeta apenas o físico.
Dor crônica, alterações hormonais, fadiga, inflamação constante e o impacto na rotina podem gerar ansiedade, irritabilidade, sensação de impotência, sobrecarga emocional e até sintomas depressivos.

E existe algo muito importante nisso tudo:
quando o corpo vive em estado contínuo de dor, o sistema nervoso também entra em alerta.

Precisamos falar: endometriose não é “só cólica”.

Por muito tempo, muitas mulheres escutam que estão exagerando, sendo “sensíveis demais” ou apenas estressadas.
Mas o sofrimento físico e emocional caminham juntos, e ambos precisam ser acolhidos com seriedade.

Cuidar da saúde mental também é investigar o que o corpo está tentando comunicar.

Às vezes, a instabilidade emocional não nasce apenas da mente.
Ela também pode ser o reflexo de um corpo cansado de sobreviver em silêncio. E o pior: um sofrimento que ainda nem foi diagnosticado.

Por isso digo e repito: autoconhecimento é a maior ferramenta para qualidade de vida, em todos os âmbitos. Não se negligencie! 🤍

Lidar com pessoas narcisistas exige mais do que paciência: exige consciência emocional.Pessoas com traços narcísicos cos...
19/05/2026

Lidar com pessoas narcisistas exige mais do que paciência: exige consciência emocional.

Pessoas com traços narcísicos costumam distorcer conversas, invalidar sentimentos, inverter responsabilidades e transformar qualquer tentativa de diálogo em culpa ou confusão emocional.

Com o tempo, isso pode fazer você duvidar da própria percepção, se justif**ar excessivamente e entrar em um estado constante de tensão.

Por isso, uma das habilidades mais importantes nesses vínculos é aprender a não entrar em todos os jogos emocionais.

Nem toda provocação precisa de reação imediata.
Nem toda acusação merece defesa.
E nem toda tentativa de manipulação precisa do seu acesso emocional.

Se posicionar não é ser fria ou cruel. É preservar a própria saúde mental.

Limites claros, coerência e consciência emocional são essenciais para não se perder tentando convencer alguém que não quer compreender, apenas controlar. ✨

Nem sempre entendemos, no momento, o porquê de algo estar acontecendo com a gente…“Por que comigo?””Não aguento mais…””É...
11/05/2026

Nem sempre entendemos, no momento, o porquê de algo estar acontecendo com a gente…

“Por que comigo?”
”Não aguento mais…”
”É para eu desistir de tudo…”

Será?

Muitas vezes, aquilo que nos dói chega para:

Tirar de um lugar onde você já não cabia mais;
Te mostrar padrões que você repetia sem perceber;
Te fazer olhar para si com mais verdade.

Quando a dor é afetiva, ela não f**a apenas na relação.
Ela atravessa a sua autoestima, a sua segurança, a forma como você se posiciona e a maneira como você se enxerga no mundo.

Mas, em algum momento, você percebe que aquilo que te quebrou também te ensinou a enxergar o que muita gente ainda não vê.

E é nesse ponto que a dor deixa de ser apenas sofrimento e passa a se transformar em consciência, crescimento e redirecionamento.

Não é para te paralisar. É justamente para te tirar dessa zona de conforto que te faz aceitar o mínimo…

Faz sentido para você? 🤍

Desistir do relacionamento pode até parecer a melhor opção, mas será mesmo?Se você não está disposta a sentar, conversar...
28/04/2026

Desistir do relacionamento pode até parecer a melhor opção, mas será mesmo?

Se você não está disposta a sentar, conversar e realmente resolver o que incomoda, se evita diálogos difíceis ou prefere o silêncio ao confronto, se não existe abertura para crescer emocionalmente junto com o outro,  talvez o problema não seja só a relação.

Relacionamento é sobre escuta, ajuste, tentativa, erro e, principalmente, disposição, porque amar também exige esforço, presença e construção.

Com base em qual parâmetro você diz que o seu relacionamento está fadado ao fracasso?
Casais perfeitos de internet?

Preciso te lembrar:

Nem todo relacionamento, realmente, ruim, deve ser mantido, mas desistir sem tentar, sem dialogar, pode fazer você repetir os mesmos padrões (só que com outra pessoa).

Antes de qualquer decisão, vale a pena se perguntar:
Você tentou de verdade ou só quis evitar o desconforto?
É um relacionamento doentio ou eu que não sei me relacionar?

Tem gente que só percebe quando perde.Com o tempo, a gente aprende que valor não se explica, se demonstra.E quem enxerga...
17/04/2026

Tem gente que só percebe quando perde.

Com o tempo, a gente aprende que valor não se explica, se demonstra.
E quem enxerga o seu não testa, não br**ca, não arrisca.

Não é sobre fazer esforço demais, nem sobre provar o tempo todo quem você é.

É sobre estar onde existe cuidado, intenção e reciprocidade.

Porque quem realmente reconhece o que você tem de único, não br**ca com a sua ausência, cuida para que você fique.

E no fim, é isso que importa: ser valorizado sem precisar implorar por isso.

Mas é claro que fiz um book no FBTC, e esse daqui é só com os meus preferidinhos 🫢🤭Se eu pegasse para falar o quanto apr...
17/04/2026

Mas é claro que fiz um book no FBTC, e esse daqui é só com os meus preferidinhos 🫢🤭

Se eu pegasse para falar o quanto aprendi/aprendo com cada um, f**aria horas aqui para descrever as habilidades de cada um deles. A gente deixa pra fazer isso no LinkedIn, aqui me contento com fotos 💜

Endereço

Rua Recife 201
Campinas, SP
13060390

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Caroline Pitta Psicóloga posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Caroline Pitta Psicóloga:

Compartilhar

Categoria