15/06/2026
A maioria das pessoas faz uma de duas coisas quando o conflito aparece: explode ou foge.
A explosão libera a tensão por um momento mas geralmente causa mais dano do que o conflito original. A fuga evita a dor imediata mas o que não foi resolvido sempre volta, geralmente com mais força.
Existe um terceiro caminho: encarar o conflito com curiosidade ao invés de medo.
A CNV nos ensina que o conflito, na maioria das vezes, não é o problema é o sintoma. É o aviso de que algo importante não foi dito, não foi ouvido, não foi respeitado. Quando você aprende a perguntar "o que esse conflito está tentando me dizer?" ao invés de "como eu resolvo isso rápido?", a qualidade dos seus relacionamentos muda de nível.
O conflito para de ser uma ameaça e começa a ser uma porta. Para uma conversa mais honesta. Para uma conexão mais profunda.
O que você costuma fazer quando o conflito aparece? Avança ou recua? Me conta nos comentários 👇
Salva esse post — vai ser útil na próxima vez que você sentir aquele nó antes de uma conversa difícil.