11/05/2026
💊 Testosterona não é vilã. Mas também não é solução para tudo.
Existe uma tendência perigosa hoje de transformar hormônio em resposta rápida para sintomas inespecíficos.
Cansaço, baixa energia, dificuldade para emagrecer, queda de libido…
Nem sempre isso signif**a falta de testosterona.
E quando esse hormônio é usado sem critério, o risco não é pequeno.
Pode gerar efeitos colaterais, mascarar o problema real e atrasar um diagnóstico correto.
A pergunta nunca deveria ser “vale a pena usar?”.
A pergunta certa é “faz sentido para o seu caso?”.
Medicina não é fórmula pronta.
É decisão baseada em avaliação.
Se você está em dúvida sobre hormônios, o caminho não é testar.
É investigar.
Agende sua avaliação.
Dr. Jozildo Souza
Ginecologista | Medicina Integrativa
CRM/PE 8461 | RQE 13606
Cuidando da saúde feminina de forma completa