Raquel Dora Pinho Reflexologia

Raquel Dora Pinho Reflexologia Partilha do meu trabalho e dedicação à reflexologia e outras terapias naturais (Shiatsu, Drena Linf.)

Resultado de Sessão de REFLEXOLOGIA PODAL hoje: Trignometria 👣😃Boas recordações do Seno?😉🙂Aqui está ele aplicado ao efei...
21/05/2026

Resultado de Sessão de REFLEXOLOGIA PODAL hoje: Trignometria 👣😃

Boas recordações do Seno?😉🙂

Aqui está ele aplicado ao efeito "windlass", importante na propulsão ao caminhar em que o papel da Fáscia Plantar é fundamental.

Problemas na Fáscia, como fascite plantar, pode prejudicar este efeito e toda a biomecânica do pé.

Em caso de Fascite Plantar e se queres tratar a causa agenda a tua sessão: [email protected] ou mp

+ inf: www.raqueldorapinho.pt

Porquê um aumento da pressão arterial?O sistema renina-angiotensina-aldosterona é um sistema neuro-endócrino responsável...
21/05/2026

Porquê um aumento da pressão arterial?

O sistema renina-angiotensina-aldosterona é um sistema neuro-endócrino responsável pelo equilíbrio hidroelectrolítico e regulação da pressão arterial.

A renina, enzima produzida nos rins, converte o angiotensinogênio (produzido no fígado) na hormona angiotensina I, que será convertida em angiotensina II (activa), a qual estimula a produção de aldosterona pelas glândulas supra-renais e de vasopressina (hormona antidiurética) pela hipófise.

A aldosterona está envolvida na manutenção da pressão arterial e é o principal mediador de sódio. Esta emite um sinal fazendo com que os rins retenham mais sódio e excretem mais potássio, regulando o volume de fluídos. A vasopressina contribui para aumentar a reabsorção renal de água.

A renina, que depende das aferências renais, é segregada quando o organismo regista: diminuição da pressão arterial e/ou activação do sistema nervoso simpático e/ou concentração de sódio nos rins.
Como resposta, o aumento da vasoconstricção e reabsorção de sódio e água, resulta num aumento da pressão arterial. Esta vai levar a uma diminuição de reabsorção de sódio e água e de vasoconstricção e consequentemente, uma diminuição da pressão arterial. Tudo isto em equilíbrio!

E se este sistema apresenta alguma “falha”?
Uma produção inapropriada e em excesso de aldosterona causa hipertensão arterial, por exemplo. Será por excesso de renina? Como estão os rins? E o fígado? E as supra-renais? E emocionalmente, questões guardadas e não resolvidas, preocupação em libertar, não aceitação??

A REFLEXOLOGIA PODAL ajuda a regular a pressão arterial, não só pelo efeito imediato numa circulação sanguínea mais fluída, mas também ao estimular as áreas reflexas necessárias. De salientar a relevância da REFLEXOLOGIA no equilíbrio do sistema simpático/parassimpático.

Se sentires agenda a tua sessão 👣 (possível ao domicílio): [email protected] ou mp

Já sabem todos os ossos do pé?Vamos lá mais uma vez...Ossos do pé Talussobre o Calcâneo Navicular, o barco que não naveg...
19/05/2026

Já sabem todos os ossos do pé?
Vamos lá mais uma vez...

Ossos do pé

Talus
sobre o Calcâneo
Navicular, o barco que não navega
Cuneiformes são 3
De forma cúbica e lateral, o Cubóide
Metatarsos, os 5 ossos mais longos
14 Falanges os dedos compõem

Assim é,
a composição
dos ossos do pé!

Ossos do pé Talus, o tal que liga a perna ao pé Calcâneo, o maior osso do pé,sustenta, absorve o impacto e é alavanca ao...
18/05/2026

Ossos do pé
Talus, o tal que liga a perna ao pé

Calcâneo, o maior osso do pé,
sustenta, absorve o impacto e é alavanca ao caminhar

Arco medial, o Navicular suporta,
assemelha-se a barco sem navegar
mas conecta e ajuda a distribuir o peso corporal

Já o arco lateral, o Cubóide é que o suporta

Cuneiformes, são 3 (medial, intermédio e lateral) fundamentais na: estabilidade, distribuição do peso e manutenção de todos os arcos

Metatarsos, são tantos como os dedos, 5,
distribuem o peso, garantem a propulsão e equilíbrio ao caminhar

Os dedos são 14 ossos no total, de nome Falanges
Com excepção do Hallux, que é composto por 2 falanges, os outros dedos têm 3 falanges: proximal, intermédia e distal
Estas garantem a mobilidade, destreza e flexibilidade dos dedos, para além do equilíbrio ao caminhar

São 26 os ossos do pé
sem contar com os pequenos sesamóides

Todos com a sua função,
juntos fazem do pé,
a maravilha que é!

É oficial 😃A partir de agora sessões de REFLEXOLOGIA PODAL em Marco de Canaveses comigo.Já conheces os benefícios da Ref...
18/05/2026

É oficial 😃
A partir de agora sessões de REFLEXOLOGIA PODAL em Marco de Canaveses comigo.Já conheces os benefícios da Reflexologia Podal? São muitos!

Para além de fazer tão bem aos pezinhos, tem resultados na saúde e bem-estar de todo o organismo.
De modo natural e manual, é adequado para o tratamento de muitas patologias, com resultados positivos comprovados.

Contacta e agenda a tua sessão ("ver para crer"): [email protected] ou mp

+inf.: www.raqueldorapinho.pt

18/05/2026

Feliz por ter participado em nome do ICR unindo passos com colegas Reflexologistas do outro lado do Oceano, partilhando conhecimentos e experiências.
Muito obrigada 🙏 👣

Como sair do ciclo vicioso da dor? A REFLEXOLOGIA PODAL e/ou SHIATSU ajuda, pois!Nada como ver para crer, ou melhor, sen...
16/05/2026

Como sair do ciclo vicioso da dor?
A REFLEXOLOGIA PODAL e/ou SHIATSU ajuda, pois!
Nada como ver para crer, ou melhor, sentir, ou melhor, deixar de sentir a dor e sentir prazer.

Contacta e agenda a TUA sessão: [email protected] ou mp

Não à dor crónica!

Tenho partilhado muito sobre dor crónica, pois são muitas as pessoas que vivem esta situação e porque pode ser tratada. Sim, a dor crónica pode ser tratada.

São vários os estudos que comprovam a eficácia das terapias manuais e naturais no tratamento da dor. É essa também a minha experiência. Clientes partilham a sua satisfação depois de terem deixado de sentir dor crónica com sessões de REFLEXOLOGIA PODAL e/ou SHIATSU e diminuírem/deixarem a toma de medicação (importante benefício secundário).

A dor crónica pode resultar do prolongamento de uma situação de dor aguda persistente. Ou seja, imagina o Sistema Nervoso Central (SNC) a ser “bombardeado” de estímulos de dor (por trauma, injúria, inflamação, doença).
Imagina agora a “cura” da causa desses estímulos da dor, mas a dor persiste...como se o SNC tivesse memorizado o caminho de dor, não existindo já a causa.

O organismo passa a viver em estado de alerta mais ou menos constante e a sensibilidade à dor amplifica.
É preciso dar indicação ao SNC para sair do “ciclo vicioso” em que se encontra e quebrar a “memória da dor”. Trabalhar o SNC para que este restabeleça o equilíbrio dos neurotransmissores e as vias que transmitem e processam a dor, ao nível da medula espinhal e do cérebro.

Os estímulos associados ao toque e o trabalho de pressão em algumas áreas vão estimular interneurónios que inibem as sinapses associadas à dor, seguindo uma via ascendente distinta da via associada à dor.

Na percepção e processamento da dor pelas diferentes regiões do cérebro entram factores emocionais e cognitivos (relevante para tratar a dor crónica). Daí que é relevante o estado emocional em que se encontra a pessoa e situações de stress/ansiedade não ajudam. Aqui a REFLEXOLOGIA também dá uma ajuda importante, sendo eficaz no tratamento de stress/ansiedade.
Imagina o nosso corpo cheio de ingredientes que vai recebendo a todo o momento. Temos várias receitas e instrumentos para usar. As condições exteriores poderão interferir durante este processo, mas tal dependerá de como as iremos processar, mediante os ingredientes, receitas, instrumentos disponíveis, (quais vamos “escolher” e de que forma os vamos usar), as nossas emoções, memórias...

Parece complicado?!

Torna-se mais complicado à medida que o “ciclo vicioso” se agrava. Mas nada é impossível. Os instrumentos estão disponíveis. Cabe a cada um de nós fazer escolhas e usar os bons ingredientes, na medida e tempo certos. O bolo provaremos a seguir...

Dor localizada? Dor generalizada? Dor de cabeça? Dor crónica? Fibromialgia?

A REFLEXOLOGIA PODAL e SHIATSU trabalham o sistema nervoso. Contribuem para modelar a dor, sendo eficaz em tratar a dor crónica.

Com a idade é normal...mas.....com a REFLEXOLOGIA PODAL/ORTOPÉDICA são asseguradas as melhores condições possíveis do or...
14/05/2026

Com a idade é normal...mas...
..com a REFLEXOLOGIA PODAL/ORTOPÉDICA são asseguradas as melhores condições possíveis do organismo mantendo a saúde e bem-estar, ao ritmo de cada um!

Com a idade é normal começarem a sentir-se alguns problemas nos pés, designadamente:
• A renovação celular e a produção de colagénio diminuem
• A espessura da pele e a camada gordurosa que amortece a sola dos pés
• começam a diminuir
• Maior secura na pele
• Aumento de formação de calosidades e pele “rachada” no calcanhar
• Tendência para aparecimento de pé chato, como consequência de tornozelos inchados e maior flacidez
• Rigidez nas articulações
• Dedos em martelo, joanetes
• Problemas circulatórios

Nestas condições, as pessoas começam a sentir dores, dificultando a mobilidade e o equilíbrio. Se nada for feito esta situação irá exponenciar ainda mais os problemas, o que por sua vez irá dificultar ainda mais a mobilidade e...entramos num ciclo vicioso.

ALTO!

A REFLEXOLOGIA PODAL/ORTOPÉDICA pode ajudar! Contribui para: estimular os tecidos, diminuir a rigidez e inchaços, melhorar a circulação, diminuir a dor, entrando num ciclo de bem-estar, vitalidade, mobilidade e maior equilíbrio postural.

Agenda aqui a tua sessão de REFLEXOLOGIA e vem experimentar: [email protected] ou mp

+inf: www.raqueldorapinho.pt

@

13/05/2026

⏰ Only a few days to go! Don’t miss this inspiring international reflexology event! 🌍👣
Join the ICR Masterclasse Iberoamericana online via Zoom on Sunday, 17 May 2026 and connect with reflexologists from Mexico, Brazil, Portugal, and Argentina as they share valuable insights on:
✨ Physiological responses to socio-emotional needs through Reflexotherapy
✨ Plantar fasciitis
✨ Autoimmune conditions
✨ Nervous system disorders
🎓 Featuring four experienced international speakers
💻 Attend from anywhere in the world
🎉 FREE for ICR Members
💲 Non-members: USD 45
📩 Register now: [email protected]
Seats are filling fast — secure your place and be part of this global learning experience! 🌎💙

- Reflexologia Podal/Ortopédica -Cliente foi diagnosticada com FASCITE PLANTAR. Trabalhar aqui a articulação SubTalar fo...
13/05/2026

- Reflexologia Podal/Ortopédica -

Cliente foi diagnosticada com FASCITE PLANTAR. Trabalhar aqui a articulação SubTalar foi fundamental para a resolução da causa que estava na origem da FASCITE!

Cliente desequilibrava-se muito facilmente. Trabalhar aqui toda a biomecânica do tornozelo foi importante na devolução do equilíbrio necessário!

Conhecer a anatomia do corpo permite identificar a origem de possíveis desequilíbrios para definir o tratamento mais adequado. Pretende-se o maior equilíbrio possível, contribuindo para melhorar a saúde e bem-estar. Até os ossos são “elásticos”!
O tornozelo, formado por 3 ossos, Tíbia e Perónio/Fíbula (perna) e Tálus (pé), permite a integração do pé com a perna e corpo. Esta estrutura óssea assume um papel muito importante na biomecânica do pé e postura do corpo.

A articulação Subtalar (entre os ossos Tálus e Calcâneo) permite 2 movimentos: inversão do pé (a planta do pé é virada medialmente) e eversão do pé (a planta do pé é virada lateralmente). A estabilidade desta articulação distribui o peso no calcanhar.

Observar a parte posterior do calcanhar, onde se insere o tendão de Aquiles, é possível avaliar se esta articulação se encontra em equilíbrio ou se tende a curvar para um dos lados:
- O tendão de Aquiles curva para dentro – inversão. Esta situação aumenta a rigidez do arco medial; quando há necessidade de carregar forças de maior impacto ou caminhar por terrenos irregulares o pé pode ter alguma dificuldade em acompanhar.
- O tendão de Aquiles curva para fora – eversão. Esta situação aumenta a instabilidade e flexibilidade do arco, achatando; pode gerar alguma dor difusa no pé, joelho e lombar.

Situações de eversão exagerada (criando hiperpronação) poderá estar na causa da FASCITE PLANTAR. Trabalhar aqui a articulação SubTalar é fundamental!

Numa sessão de REFLEXOLOGIA observo a direção do tornozelo. Estando em desequilíbrio, pode estar na origem de problemas nos pé, principalmente ao caminhar. Ao trabalhar os pés, tento libertar algumas tensões que possam existir, mobilizando e fortalecendo esta articulação e estruturas anatómicas associadas. Movimento é importante!

Se sentires agenda a tua sessão de REFLEXOLOGIA PODAL e/ou ORTOPÉDICA 👣(possível ao domicílio e para qualquer idade): [email protected] ou mp ❤️

+ inf: www.raqueldorapinho.pt
Nota: fotos partilhadas com autorização de clientes.

Chegou-me este texto simplesmente adorável! Obrigada 🙏😉Os pés em destaque!(partilho aqui uma pequena parte)Do livro " O ...
05/05/2026

Chegou-me este texto simplesmente adorável! Obrigada 🙏😉
Os pés em destaque!
(partilho aqui uma pequena parte)

Do livro " O inventão" de Manuel António Pina com ilustrações de António Lucena

Endereço

Porto

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Raquel Dora Pinho Reflexologia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Raquel Dora Pinho Reflexologia:

Compartilhar

Categoria