rafaelacosta.psi

rafaelacosta.psi • Psicóloga Clínica
• Psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos | orientação profi

20/04/2026

Fazer terapia é muito corajoso!

Como anda sua coragem?

12/03/2026

Esse vídeo é uma forma de você me conhecer um pouco antes de chegar à clínica.

Acredito que cada pessoa carrega uma história única, com seus modos próprios de sentir, de se proteger e de existir no mundo. Por isso, o trabalho clínico, para mim, começa pela escuta, uma escuta que respeita o tempo, a singularidade e aquilo que muitas vezes ainda não encontrou palavras.

Atendo crianças, adolescentes e adultos, e também ministro grupos de estudo.

Se você chegou até aqui, seja bem-vindo(a) a esse espaço.✨

A dor precisa de uma representação.É necessário colocar em palavras, tornar situações inconsistentes, conscientes. Como ...
21/02/2024

A dor precisa de uma representação.

É necessário colocar em palavras, tornar situações inconsistentes, conscientes.

Como fazer isso?
Usando o diálogo, para assim ser compreendido em sua história e então
transformar, ressignificar, elaborar essa tal questão.

~ Rafaela Weyand Costa
CRP 08/33108

Passando para desejar um Natal abençoado! 🎄 ❤️Que o dia do nascimento de Jesus toque no coração de cada um.E que vocês t...
24/12/2023

Passando para desejar um Natal abençoado! 🎄 ❤️

Que o dia do nascimento de Jesus toque no coração de cada um.

E que vocês tenham um próspero 2024 e que sempre haja ESPERANÇA! 🌟

Texto/imagem de autor desconhecido ✍️
30/01/2023

Texto/imagem de
autor desconhecido ✍️

A legenda é com vocês! 👇
18/01/2023

A legenda é com vocês! 👇

Estava assistindo a série “Wandinha”, quando a personagem faz essa fala. Queria que vocês refletissem sobre ela. A frase...
12/12/2022

Estava assistindo a série “Wandinha”, quando a personagem faz essa fala.

Queria que vocês refletissem sobre ela. A frase era mais ou menos assim: “Muitas vezes a resposta do futuro está no passado”.

Quando falo sobre passado, não quero dizer sobre permanecer no passado e viver nele.

O passado faz parte da nossa vida, inclusive é por conta do passado que cada um desenvolve seu EU, seu SER.

Já ouviu a frase “se não sabe de onde veio, não vai saber quem você é?”, é sobre isso, cada um tem sua história, para caminhar e entender muitas coisas, é necessário aceitar e escutar esse passado.

Pegar a chave que está no passado para poder abrir o baú lá na frente! Lembrando: ações são no presente 🤍

Muitas pessoas querem esquecer, não querem olhar, nem mesmo comentar. Mas quando você “esquece” a história, você acaba repetindo.

Para você curar algo, você precisa entrar em contato com isso. Caso contrário, você só estará “empurrando a sujeira para baixo no tapete”.

Fique com essa reflexão essa semana! Tente não levar as coisas para o pessoal. O que vem do outro é dele, tem a ver com ...
30/11/2022

Fique com essa reflexão essa semana!

Tente não levar as coisas para o pessoal. O que vem do outro é dele, tem a ver com ele!

Sabe aquele “xingo” ou mal educação, de graca? Então… Eu sempre falo para usar o reloginho do não é comigo, começar usar e mentalizar a frase “não é comigo”.

Quando você entender que as atitudes do outro diz respeito a ele, você vai viver muito melhor!

“Você solta o garfo para comer?”Foi isso que eu ouvi da minha nutricionista na minha primeira consulta.Isso fez muito se...
18/10/2022

“Você solta o garfo para comer?”

Foi isso que eu ouvi da minha nutricionista na minha primeira consulta.

Isso fez muito sentido na minha cabeça por muitas outras coisas, eu sempre pergunto aos meus pacientes se eles param para tomar banho, comer ou escovar os dentes.

Comecei a observar, dentro e fora de casa, como as pessoas se comportam quando estão fazendo coisas que fazem parte da rotina e sobrevivência, comer é uma delas.

E eu percebi o quanto a maioria das pessoas não soltam nem os talheres para comer, não terminam de mastigar para colocar outra porção de comida na boca ou mesmo beber o líquido. A impressão que dá, é de que a comida vai sumir do prato. Mal sentem o gosto e a textura do alimento.

Isso me fez pensar na atualidade, onde a maioria tem pressa, ao mesmo tempo que querem algo logo, tem medo de acabar ou não aproveitar.

Como você aproveita algo pensando lá na frente? Você não vive!

Então eu quero te fazer essa pergunta, você tem soltado o talher para comer? Você tem apreciado a vida?

A vida é imprevisível.Pensando nisso, existem dois pensamentos:1- “nossa, não sei o que vem pela frente, isso é muito as...
01/10/2022

A vida é imprevisível.

Pensando nisso, existem dois pensamentos:
1- “nossa, não sei o que vem pela frente, isso é muito assustador”
Ou
2- “que bom, tudo pode ser uma possibilidade”

Qual tipo de pessoa você é ??

Endereço

Dr. Munhoz Da Rocha, 1428
Apucarana, PR

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 20:00
Terça-feira 08:00 - 20:00
Quarta-feira 08:00 - 20:00
Quinta-feira 08:00 - 20:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Telefone

+5543996034409

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando rafaelacosta.psi posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para rafaelacosta.psi:

Compartilhar

Categoria