fluir.terapia

fluir.terapia Priscila Minervino Ψ

Psicóloga Clínica (CRP 01/18656)
Analista Junguiana
Pesquisadora - Labô Puc

08/04/2026

💭 SONHOS E CHAT GPT ⚠️

Quais os perigos de interpretar as imagens do inconsciente através da inteligência artificial?

Não nos deixemos enganar por uma compreensão rasa do que a Alma fala. É preciso diálogo, pergunta, ampliação e tempo de maturação.

Coragem pra ir contra a maré da necessidade de respostas imediatas e sem reflexão. Sustentar o mistério e conversar com isso que não sei, mas sinto e intuo.

O sonho é um poema, um presente da totalidade e não pode ser lido com um manual de instruções!

Atentem! 🙂‍↕️🙏🏼

Partindo do princípio que vivemos num sistema patriarcal e machista, onde a violência contra as mulheres foi historicame...
06/03/2026

Partindo do princípio que vivemos num sistema patriarcal e machista, onde a violência contra as mulheres foi historicamente normalizada, onde várias formas de abuso e controle sobre mulheres foram tratadas como “problemas privados” ou minimizadas pela sociedade, entendemos que quando algo é normalizado culturalmente pode causar menos indignação do que um movimento que denuncia essa normalização.

O feminismo, portanto, desafia as estruturas de poder, questiona normas históricas sobre papéis de gênero, autoridade e privilégios masculinos. Porém, quando um movimento propõe mudanças nessas estruturas, muitas pessoas (homens em maioria, mas também mulheres) sentem que estão perdendo status, poder ou segurança, então a sensação de ameaça tende a gerar resistência e/ou rejeição.

O feminismo expõe desigualdades relacionadas a salários, violência, assédio, divisão de trabalho doméstico e essas discussões geram desconforto e culpa coletiva (e tem que gerar mesmo), mas a reação comum é rejeitar o problema e quem levanta o problema, em vez de focar no problema em si. Porém, para focar no problema é preciso olhar para si mesmo, e pouca gente está disposta a fazer esse trabalho, pois deve-se assumir como parte do problema e provocar uma mudança em si mesmo. 💡

Além disso, o feminismo ainda é visto através de caricaturas ou versões distorcidas, como por exemplo a ideia de que o “feminismo odeia homens”. Essas percepções fazem com que o movimento seja visto como agressivo ou exagerado, mesmo quando seu objetivo central é igualdade de direitos.

Agora, mais uma vez nos aproximamos do dia da mulher e os casos de feminicídio continuam a aumentar. O que podemos fazer? Será que o feminismo não está dando conta do recado ou é a sociedade que não está dando conta de confrontar o monstro que criou?

Nós não queremos parabéns. Não queremos flores.

Queremos ter o direito de sermos livres e estarmos VIVAS!
Queremos respeito!
Queremos que os homens se juntem a nós e entendam que eles são parte do problema e principalmente da solução!

E você, faz parte dessa luta?

Vamos em frente!
Nenhuma a menos! ✊🏼♀️

Quanto mais atendo (e sou atendida), mais aparece o sintoma da ansiedade por resolução, conclusão, fechamento. Mas a gen...
11/02/2026

Quanto mais atendo (e sou atendida), mais aparece o sintoma da ansiedade por resolução, conclusão, fechamento. Mas a gente esquece que quando fecha, morre.

Sim, é difícil sair do contágio psíquico do mundo moderno que nos exige produtividade, resultado, sucesso e felicidade com rapidez e eficácia, sem erros, falhas, frustrações, pausas, silêncios, contemplação, paciência, escuta e atenção. Até porque, ainda estamos sob a vigência do "tempo é dinheiro" e "quanto mais likes, mais sensação de aprovação e sucesso".

Mas, do que adiantam essas lógicas enquanto estamos claramente adoecendo?
Adiantam para fazer a manutenção desse complexo coletivo e continuar a "enriquecer" quem comanda. Até porque, gente doente dá mais dinheiro do que gente sadia.

Porém, enquanto nos recusarmos a vivenciar com profundidade os processos nesse período entre a vida e a morte, que tem um tempo próprio e não só o tempo do ego, estaremos recusando também nossa própria condição humana. 💡

Esse é um convite difícil porque aponta para o sentido contrário à maré forte que nos arrasta coletivamente, mas se a missão é ampliar a consciência e se aliar a coragem para mudar a direção das velas, continuo tentando acender essa luz por aqui.

Respeitar os próprios processos com sustentação e paciência também é um serviço que fazemos à própria natureza, dentro e fora de nós.

E, ser perfeito talvez seja estar consciente das próprias imperfeições e seguir em direção à completude, que é inteira, com erros e acertos, pausas e acelerações, ganhos e perdas.

05/02/2026

⚠️A favor do quê e de quem estão os diagnósticos?

É preciso que tenhamos muito cuidado quando um "profissional" prefere primeiro diagnosticar do que escutar uma pessoa que chega buscando um serviço de saúde mental.

O diagnóstico precisa estar a nosso serviço, e não o contrário!

Se o diagnóstico se torna mais importante, a pessoa deixa de ter espaço no próprio caminho de desenvolvimento e dá lugar a um rótulo que não contempla a totalidade e complexidade de um ser humano.

Um diagnóstico não define ninguém, e só pode ajudar quando há escuta e presença ativa do profissional.

E se você é uma pessoa que precisa de um diagnóstico para se sentir pertencente, talvez seja hora de rever algumas questões!

A saúde mental não é sobre patologizar e medicalizar!

Não se enganem!!!



Ps: cometi um erro no vídeo ao falar "diagnosticamento", quando na verdade o correto seria "diagnosticação". Mas acho que ficou claro o ponto da reflexão. Abraço em todos!

Há quase 5 anos atrás nascia a primeira imagem do Fluir, com a vontade do coração e a intenção de juntar alguns símbolos...
02/02/2026

Há quase 5 anos atrás nascia a primeira imagem do Fluir, com a vontade do coração e a intenção de juntar alguns símbolos para dar rosto a uma proposta e um trabalho que já havia começado, mas ainda pedia um contorno.

A psicologia, a busca, as raízes, o movimento, as águas, a abertura, a pureza da lótus que nasce da lama, a consciência que ilumina a escuridão.

O ciclo espiralado deu continuidade e muito trabalho foi feito, então agora chegamos aqui, em 2026. E outra imagem nasce! 💫

A lótus expandiu, cresceu e ganhou vigor. A luz da lua crescente brilha com intensidade e recorda que a mente deve ser observada para que seus vários aspectos sejam integrados, e que a consciência pode vivenciar os ciclos sem ser engolida por eles, mas direcionada e conduzida.

A proposta segue a mesma, mas agora mais forte, firme, robusta e consciente. E é de imensa alegria poder continuar fazendo parceria com pessoas tão queridas, que além de artistas, são amizades para uma vida toda. Agradeço às trocas, criações e lapidações com , para que nas mãos de .art.love fosse possível chegar a esse novo e primoroso resultado. Gratidão, amadas! 🪷

Seguimos caminhando o caminho e fazendo dele nosso melhor percurso de ampliação, bem aventurança, sustentação e desenvolvimento, respeitando as pausas, os vales, as montanhas, ventos, rios e mares que nos encontrarem.

Com a benção da mãe das águas, seguimos fluindo 💙

.terapia

26/01/2026

Ano novo, vida nova! Não, pera.

Caminhando o caminho veio a vontade de partilhar essa reflexão com vocês. O vídeo é "longo" para os parâmetros da rede, e meu enquadramento não é dos melhores, mas minha fluidez ainda me comanda e sigo sustentando a falta de engajamento por aqui. Porém, sigo fazendo o que o peito manda e o medo aponta.

Percebi que falei "complexos" muitas vezes no vídeo e devo estar complexada kkkkkkk! Provavelmente!
Mas, para deixar mais luminoso aqui, os complexos são, a grosso modo, dentro da psicologia analítica, entidades autônomas da psique que carregam grande quantidade de afeto, e portanto atuam de modo intenso na vida do ego (que é o centro da consciência) e da psique como um todo. Por isso é tão importante reconhecê-los e dialogar com eles.

O trabalho dentro da análise aponta para esse reconhecimento e diálogo interno, para que a consciência se amplie e continuamente integre esses conteúdos, podendo favorecer uma vivência mais harmônica do mundo concreto (externo) com o simbólico (interno).

E aqui vamos para mais uma volta, então f**a o convite de mergulhar na análise, indo de encontro às raízes que também nós possibilitam tocar os céus!

Bom ano de confronto, paciência, coragem, amor e transformações pra nós 💚🏹🌿🌊

Mais uma volta se completando 🌞💫Mais 365 dias de trabalho e bem aventurança.Que venham mais 365 cheios de coragem e aleg...
31/12/2025

Mais uma volta se completando 🌞💫
Mais 365 dias de trabalho e bem aventurança.
Que venham mais 365 cheios de coragem e alegria pra continuar essa tarefa de serviço ao Self.
Agradeço pelas oportunidades e pelas trocas preciosas ao longo da caminhada.
Sigamos ampliando nossas consciências e corações.

Simbora! 🌬️🌊💙

Jung nos ajuda a compreender Cristo como um dos símbolos da totalidade. Humano e divino, luz e sombra, bem e mal, consci...
07/11/2025

Jung nos ajuda a compreender Cristo como um dos símbolos da totalidade. Humano e divino, luz e sombra, bem e mal, consciente e inconsciente, que dialogam e sofrem as transformações necessárias para se integrar como um todo.

Também nos ajuda a compreender que para seguir suas pegadas não temos que imitá-lo, mas tê-lo como referência de como seguir o próprio caminho, o caminho da Alma.

É preciso compreender que liberdade e responsabilidade caminham juntas. E assumir a própria responsabilidade diante da própria vida é aprender com Cristo, é vivenciá-lo, independente da crença pessoal, mas dentro da perspectiva simbólica coletiva que a imagem representa em nossas psiques.

Neste momento, em que as guerras em nome de Deus continuam sendo executadas com louvor, onde a contradição grita, é preciso que repensemos em que Deus é esse que estamos acreditando e vivenciando.

Deus está morto porque colocaram o Ego no lugar, lembrando de Nietzsche. Portanto, é na sombra onde parece que precisaremos resgatá-lo.

Vivemos num momento de megalomania do Ego, que diante de sua inflação pensa que é Deus e pode tudo.O mundo capitalista e...
18/08/2025

Vivemos num momento de megalomania do Ego, que diante de sua inflação pensa que é Deus e pode tudo.

O mundo capitalista e individualista reforça essa ideia e comportamento, o que torna penosa a tarefa de romper com os padrões de ser feliz a qualquer custo e evitar todos os tipos de sofrimento.

E isso é lamentável diante do fato de que somos luz e sombra, bem e mal, tudo junto. Mas, não queremos aceitar isso. Queremos a iluminação fácil, essa que cega com suas respostas prontas e soluções imediatas. E taí o chat gpt pra corroborar essa ideia.

O fato é que, para o processo de desenvolvimento acontecer de maneira harmônica, é imprescindível que aceitemos e façamos as pazes com nossas impotências, incompletudes, insuficiências. Nós não somos deuses, somos humanos! E a perfeição que buscamos está na própria aceitação dos nossos limites e imperfeições.

Ser inteiro é sobre ser sombra e luz com consciência, e fazer disso o próprio caminho de bem aventurança!

Como já dizia minha bisavó, “por fora bela viola, por dentro, pão bolorento”. E quanto mais focamos na viola, mais o bolor cresce.

Mostramos nossa "bela viola" nas redes sociais, mas a Psicologia Analítica nos lembra que a sombra, tudo aquilo que está escondido de nós mesmos, continua ativa, mesmo que disfarçada por curtidas e stories.

Jung disse que "aquilo que você nega, te submete. Aquilo que você aceita, te transforma."

Porém, enquanto buscamos validação externa, muitas vezes negligenciamos o mundo interno, que pode estar cheio de angústias, ressentimentos ou vazios. É o “pão bolorento” que evitamos olhar, mas que precisa ser encarado para que haja integração e autenticidade.

Que parte sua está sendo editada para caber no feed?

Autoconhecimento não é só sobre olhar para o que é visível, mas também sobre tornar consciente o invisível.

Narciso via sua aparência no reflexo do rio e, enfeitiçado, ficou enamorado pela imagem que o levou a se afogar. Numa le...
21/07/2025

Narciso via sua aparência no reflexo do rio e, enfeitiçado, ficou enamorado pela imagem que o levou a se afogar. Numa leitura junguiana, podemos pensar que ele estava identif**ado e preso à sua imagem externa, mas inconsciente de quem era dentro de si. E acabou morrendo por isto.

Muito se escuta na análise a palavra “narcisista”. Mas, geralmente não é o cliente que se intitula assim e usa a consciência para ser sincero consigo, mas aponta para outros essa condição. Porém, nos esquecemos que todos nós somos narcisistas em algum nível, pois é também o que nos dá estrutura para estarmos no mundo e dizermos “eu existo”. Sem isso, não conseguiríamos viver.

Apesar disso, o narcisismo vem sendo patologizado sem a premissa da reflexão. E a chave é sempre a consciência. O narcisismo patológico, dentre várias características possíveis, controla, manipula e invade, mas se “vivido” de maneira harmônica, contribui no caminho de desenvolvimento.

Será que se acha feio só o que não é espelho, ou também aquilo que justamente está em mim e eu não identifico, mas desprezo e rejeito?

Quando me queixo do narcisismo alheio, preciso olhar para meu próprio Narciso e conversar com ele. O que não estou aceitando ou aceitando demais? O que me incomoda fora, que também está dentro de mim e ainda não sei lidar? Porque o narcisismo do outro me afeta tanto? Será que eu mesma não sou também uma manipuladora?

Ah, mas estou sendo vítima de um narcisista! O que fazer?

A vítima não tem ação, ela apenas sofre. Escolher ser protagonista e fazer algo daquilo que nos fizeram é uma opção, mas para isso é preciso coragem e prontidão para assumir os próprios b.o’s, coisa que não é fácil, mas primordial nos dias de hoje, onde o individualismo impera.

É preciso ter olhos para enxergar através do espelho e questionar as imagens refletidas. Mas, se f**amos presos como Narciso, o afogamento vira destino. E parece que o coletivo está caminhando neste rumo, infelizmente.

A análise é lugar de confrontar os espelhos, perceber o belo e o feio, dentro e fora, antes de julgar e sentenciar o outro por sua suposta beleza ou feiura, mas que não deixam de ser semelhantes em algum lugar em mim. 🪞

A metáfora do prédio 🏢O ego, na psicologia analítica de Jung, é o centro da consciência, que organiza e administra os co...
10/07/2025

A metáfora do prédio 🏢

O ego, na psicologia analítica de Jung, é o centro da consciência, que organiza e administra os conteúdos que chegam até ele. Como síndico do prédio, ele tem a função de administrar o que acontece “na superfície” (na consciência), ao mesmo tempo que também precisa estar atento aos burburinhos dos corredores internos.

Porém, o ego não representa todo o sistema psíquico, não tem autoridade suprema nem uma visão total da psique. Para Jung, o centro regulador da totalidade psíquica é o Self, que inclui tanto o consciente quanto o inconsciente. Ele é a instância organizadora mais profunda da psique e está além do ego.

Portanto, o Self seria o dono, arquiteto e o engenheiro do prédio, que tem uma visão do conjunto, conhece todos os moradores e também aqueles que o síndico (ego) não conhece.

O ego cuida das funções do cotidiano (e aqui poderíamos falar das funções da consciência: o pensamento, o sentimento, a intuição e a sensação, além da vontade, do instinto e dos sonhos), mas responde, em última instância, às ordens do Self, esse misterioso construtor.

Os moradores do “prédio da psique” seriam então os complexos, os arquétipos, as personas, a sombra, o próprio ego, etc, mas nem todos se mostram com frequência na janela ou convivem pacif**amente.

O ego tenta manter a ordem e a convivência, mas nem sempre compreende plenamente os motivos ou origens dos conflitos, então precisa de atenção para enxergar, ouvir os moradores e aprender criativamente a formar diálogos mais harmônicos e acordos entre esses habitantes, entendendo como cada um participa e que demandas cada um exige.

A análise poderia então funcionar como uma reunião de condomínio, onde todos se sentam, falam e também são convidados a escutar os novos arranjos e combinados propostos pelo síndico, que intenciona manter a boa convivência no prédio em que compartilham.

A última resposta é sempre do Self, que não usa telefone nem whatsapp, mas se comunica através de outros meios, estes que o ego precisa estar atento para identif**ar e refletir a respeito, para assim tomar suas decisões com mais clareza.

Chama o síndico! 📣

Entre tons e nomes 🫀Foi só uma confusão de identidade.Apenas um tropeço breve no espelho.Mas nesse tropeço, abriu-se um ...
06/06/2025

Entre tons e nomes 🫀

Foi só uma confusão de identidade.
Apenas um tropeço breve no espelho.
Mas nesse tropeço, abriu-se um vão
um espaço entre o que se diz ser e o que se sente sendo.

A pele guarda histórias que a memória não alcança.
Nos ossos, o eco de vozes que nunca conheci,
mas que falam por mim no silêncio.

Me deram um nome próprio, uma só identidade.
Mas o meu corpo não cabe em um só.
Ele é cruzamento, é travessia,
é borda e mistura,
é sangue que nunca correu em linha reta.

E então entendi:
não é sobre rotular, mas sobre integrar.
Não se trata de me encaixar,
mas de me ampliar.

Sou descendente da dúvida.
Sou herdeira da encruzilhada.
E talvez seja isso mesmo o que me salva:
não ser um ponto fixo,
mas ser caminho.

Hoje, não busco mais uma definição,
mas um pertencimento plural.
Uma identidade com margens largas,
com silêncio onde cabem vozes,
com raízes que dançam entre mundos.

A confusão virou fertilidade.
A pergunta virou portal.
E eu sigo,
feito corpo mestiço,
alma migrante,
ser em expansão.

Gratidão 🌞

Endereço

Brasília, DF

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando fluir.terapia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para fluir.terapia:

Compartilhar

Categoria