10/07/2025
A metáfora do prédio 🏢
O ego, na psicologia analítica de Jung, é o centro da consciência, que organiza e administra os conteúdos que chegam até ele. Como síndico do prédio, ele tem a função de administrar o que acontece “na superfície” (na consciência), ao mesmo tempo que também precisa estar atento aos burburinhos dos corredores internos.
Porém, o ego não representa todo o sistema psíquico, não tem autoridade suprema nem uma visão total da psique. Para Jung, o centro regulador da totalidade psíquica é o Self, que inclui tanto o consciente quanto o inconsciente. Ele é a instância organizadora mais profunda da psique e está além do ego.
Portanto, o Self seria o dono, arquiteto e o engenheiro do prédio, que tem uma visão do conjunto, conhece todos os moradores e também aqueles que o síndico (ego) não conhece.
O ego cuida das funções do cotidiano (e aqui poderíamos falar das funções da consciência: o pensamento, o sentimento, a intuição e a sensação, além da vontade, do instinto e dos sonhos), mas responde, em última instância, às ordens do Self, esse misterioso construtor.
Os moradores do “prédio da psique” seriam então os complexos, os arquétipos, as personas, a sombra, o próprio ego, etc, mas nem todos se mostram com frequência na janela ou convivem pacif**amente.
O ego tenta manter a ordem e a convivência, mas nem sempre compreende plenamente os motivos ou origens dos conflitos, então precisa de atenção para enxergar, ouvir os moradores e aprender criativamente a formar diálogos mais harmônicos e acordos entre esses habitantes, entendendo como cada um participa e que demandas cada um exige.
A análise poderia então funcionar como uma reunião de condomínio, onde todos se sentam, falam e também são convidados a escutar os novos arranjos e combinados propostos pelo síndico, que intenciona manter a boa convivência no prédio em que compartilham.
A última resposta é sempre do Self, que não usa telefone nem whatsapp, mas se comunica através de outros meios, estes que o ego precisa estar atento para identif**ar e refletir a respeito, para assim tomar suas decisões com mais clareza.
Chama o síndico! 📣