29/05/2026
E nesta quarta semana de maio nossa gratidão ao voluntário de Amor-Exigente Fábio Magalhães da Silva por sua ótima palestra.
"Reforço o convite de participarem do nosso 7° Encontro Regional de Serra Negra. Em alta a Prevenção.
Com muitos palestrantes especiais, como o casal Dani e Nivaldo e Miguel Tortorelli.
E a palestra como se manter limpo por longos anos com o Antonio Valim e o Antonio Benedito, já conhecido de vocês.
E também o Dr. Maurício Barros falando em como lidar com o dependente que termina o tratamento.
Dia todo voltado à Prevenção.
Evento em homenagem a dona Mara, nossa mãe.
De uma forma carinhosa vamos fazer várias homenagens ao longo dia. E vai ser marcante para todos que estiverem lá.
Como dona Mara se doou pro Amor-Exigente, como ela transformou a dor em possibilidade de ajudar outras mães para não passarem pelo que ela passou. Serão momentos especiais e gostaríamos muito que vocês participassem desse Regional bom um time de craques:
Celso Garrefa, Dr. João Paulo Lotufo, Dra. Cineiva, Bernadete Maciel, Roberta Lima, Miguel Tortorelli, Dr. Maurício Barros, Paulo Leme, Antonio Benedito, Antonio Valim, Mara Silvia Carvalho de Menezes, Márcia Camacho Corder, Nivaldo Marques e Daniela Viviane.
Mas vamos conversar sobre o 5° Princípio Ético - Bondade
Transmitir os Princípios do Amor-Exigente observando as possibilidades de cada integrante.
Estou há 29 anos no Amor-Exigente e precisei fazer algumas coisas pra minha vida dar certo porque fiquei 16 anos na dependência química ativa.
Quando olho pra mim e me percebo, reconheço que preciso mudar alguns conceitos e valores.
Olho para os princípios e começo a fazer mudanças.
Paro de reclamar de tudo e de todos.
Começo a encarar a vida como de fato ela é.
Eu transformei minha vida de acordo com os valores que eu acho que devo mudar.
Tem pessoas dentro do Amor-Exigente que querem mudar a vida dos outros.
Só que muita coisa que deu certo pra mim pode não dar certo pra outra pessoa.
Preciso saber que aqui posso falar: pra mim deu certo isso ou aquilo.
Mas os princípios são flexíveis.
Cada um sabe o que precisa mudar e como utilizar os princípios.
Não é porque eu parei de usar dr**as que o meu exemplo possa servir pra todos.
Cada um de nós está num estágio e num momento próprio.
São pessoas afetadas emocionalmente que estão participando dos grupos. Pessoas que precisam de ajuda. Que tem o comportamento alterado pelos desafios enfrentados.
Quando vou deixar de ser adoecido no meu comportamento?
Só cada um pode falar. Cada um tem que encontrar seu caminho.
A gente está aqui porque precisamos estar aqui. Com esses conhecimentos que adquirimos aqui no Amor-Exigente é que vamos fazendo nossas mudanças.
A gente está aqui e, independente do tempo, quem acha que sabe tudo está totalmente enganado.
Codependência é um comportamento adoecido por viver com pessoas com uso de substâncias ou por viver a vida de outras pessoas.
A dependência química pode surgir por sérios problemas de relação familiar, relacionados com a infância.
Necessidade da busca de um prazer imediato.
Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde, é a dopamina que faz eu fazer uma brincadeira com a Cris...
Ela foi professora do padre Haroldo.
Isso faz a gente rir, e isso é bom.
Quando temos uso de dr**as a dopamina dispara, mas não de forma natural, sobe de forma ativa. E com o uso a dependência se instala.
Eu f**ava triste, emburrado, irritado, nervoso e vazio sem o uso de dr**as.
Como viver sem o meu prazer imediato?
E agora que parei, como preencher o vazio?
Como viver em sobriedade com esse buraco dentro de mim?
Eu encontrei como preencher esse vazio na minha vida estando no Amor-Exigente! Participando dos eventos, fazendo eventos!
Nem a droga me dava tanto prazer como as atividades no Amor-Exigente.
Quando descobrimos que dá pra preencher esse vazio, a gente passa a gostar de fazer isso.
Há 35 anos tudo que eu fazia era besteira. E todos me olhavam por esse comportamento.
A neurologia explica que a gente não é, a gente está!
O rótulo f**a pra sempre?
Mas com Amor-Exigente eu aprendo que posso melhorar a cada dia. Sentir prazer por coisas boas.
Antes o prazer era momentâneo, muito pequeno perto do prazer que sinto hoje estando no Amor-Exigente e estar aqui falando com vocês.
Que a vida funciona melhor estando aqui no grupo.
Viver uma vida digna e honesta. Deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. Aprendo a viver de acordo com minhas condições. Administro sentimentos, vivo em família.
Não exigir do outro o que ele ainda não pode fazer.
Aprendemos a mudar muita coisa.
Aqui ninguém é perfeito.
Não exigir de mim aquilo que ainda não sou capaz.
Não querer que alguém seja perfeito.
Não exigir que meu ente querido saia do tratamento sabendo tudo.
Não é assim, leva tempo.
Não são os seis meses que vão mudar tudo. Vai levar uma vida inteira pra mudar e trabalhar comportamentos e hábitos.
E, enquanto a pessoa estiver se conhecendo, poderá ir f**ando cada vez melhor!
Importante se sentir e ser útil para as coisas boas.
Aqui no grupo, se engajando, participando, se voluntariando.
Fazer café, trazer lanchinho, arrumar banners e cadeiras, participando.
A estrada é a mesma, mas cada motor tem uma potência e cada um fará o seu caminho e fará as mudanças necessárias pra f**ar cada vez melhor."
E gratidão à voluntária Cristina por sua linda Espiritualidade.
"O que você entrega sempre volta para você.
Não porque o universo faz contabilidade, mas porque tudo que nasce do coração encontra um caminho de retorno.
A energia que você coloca no mundo cria círculos invisíveis e eles giram, giram, até tocar você de novo.
Se você planta gentileza, encontra portas abertas.
Se oferece presença, recebe carinho.
Se age com verdade, cruza com pessoas que reconhecem sua luz.
A vida é um espelho sutil: devolve aquilo que você espalha, multiplica o que você compartilha, reflete o que você vibra.
Por isso, escolha sempre entregar o que você gostaria de receber: respeito, amor, paciência, fé, coragem.
Não porque alguém merece, mas porque você merece viver numa energia que te honra.
No fim, tudo volta e quando você aprende a entregar o melhor de si, a vida começa a devolver o melhor dela também."
A abertura foi feita pelos pelos voluntários Antonio Capriolli e Lúcia Vieira.