aryanasoarespsi

aryanasoarespsi Página destinada para o compartilhamento do meu trabalho como psicóloga nas redes sociais. Discuss

25/05/2026

Lembrete pra gente iniciar a semana com um pouco mais de consciência. O processo também pode ser bom!

É possível que a forma como olhamos para algo influencie completamente a maneira como lidamos com aquilo. Por isso estou...
19/05/2026

É possível que a forma como olhamos para algo influencie completamente a maneira como lidamos com aquilo. Por isso estou passando para lembrar:

essa coisa que você está procurando já faz um tempo em você, nos outros ou nas coisas, não está perdida, apenas se transformou. A mudança é a coisa mais previsível nas nossas vidas e o modo como lidamos com ela muda tudo, incluso a gente.

Psicóloga Aryana Soares 🍃

dias felizes por aqui ✨🍃
06/05/2026

dias felizes por aqui ✨🍃

E sabe porque o “sempre que tiver de ser” ao invés do “sempre que você quiser”? — A vida é um conjunto de coisas coexist...
04/05/2026

E sabe porque o “sempre que tiver de ser” ao invés do “sempre que você quiser”? — A vida é um conjunto de coisas coexistindo ao menos tempo, por mais esforço que façamos para que nossas vontades se concretizem, a razão das nossas mudanças nem sempre nascerão das nossas ações. Também sofremos o efeitos dos outros no mundo.

Fato é que, nem todo mundo gosta de mudar, dependendo da frequência e da intensidade que se dê essa mudança, quase ninguém gostaria. Mas sempre que tiver de ser, será não é? Como você vai escolher lidar com isso, aí sim é responsabilidade sua.

E mesmo que você esteja desejando uma mudança, nem sempre ela vai acontecer na mesma frequência das pessoas que te cercam. Aprender que você vai mudar “sempre que tiver de ser” é um lembrete de que você é quem decide, mas que por vezes sua decisão nascerá como resposta à tantas outras.

De todo modo, independente da perspectiva em que se lê, desejo que você passe bem por isso.

Por qual razão deveríamos tirar mais fotos? Trago algumas para compartilharmos e refletirmos. Com frequência dialogamos ...
23/02/2026

Por qual razão deveríamos tirar mais fotos? Trago algumas para compartilharmos e refletirmos. Com frequência dialogamos sobre a fração negativa e adoecedora da nossa presença no on-line. Mas é importante fazer uma cisão entre isso e a grande oportunidade que temos atualmente de registrarmos nossa vida e nossas pessoas amadas, os lugares onde podemos ir, os sonhos que realizamos…

Benito se apresentou esses dias aqui em São Paulo e infelizmente não pude ir. Mas sua passagem deixa um lembrete importante: devemos guardar melhor nossas memórias, viver melhor nosso presente para que possamos lembrar dele de modo especial.

Uma semana linda pra gente! ✨🍃

A sensação de que o ano começou chegou por aí também? No Brasil o Carnaval tem essa capacidade de criar um hiato que res...
20/02/2026

A sensação de que o ano começou chegou por aí também? No Brasil o Carnaval tem essa capacidade de criar um hiato que resiste a pressão que um novo ano pode causar. Cada um utiliza esse hiato do jeito que mais precisa, esse é até um ponto interessante de autoavaliação, faça por aí também! De que forma você utilizou esse tempo? Quais foram as tuas necessidades? E mesmo que não tenha sido intencional, o que as tuas escolhas revelam sobre você?

Me parece a dinâmica quase perfeita: o ano inicia, mas a gente tem tempo para elaborar o fim e descansar diante do novo que se anuncia. E isso não significa ausência da ansiedade para ir de encontro com o novo, tampouco a angústia diante das possibilidades/incertezas que um novo ano pode trazer.

O fato é, o tempo aqui funciona de um jeito diferente. Por mais que estejamos mergulhados nessa dinâmica produtiva, a arte, a cultura… forma uma resistência bonita de se ver e viver. Calma, depois do carnaval a gente resolve! E continua: que pressa é essa?

O ano começou já faz um tempo e o carnaval como quem dissesse “pera um pouquinho, só mais um pouquinho” cria esse espaço no tempo, uma bolha de ar, se interdita a rua, esvaziasse o tanque dos carros, retirasse o ar contido nos pneus das bicicletas, respirasse contando 1, 2, 3, 4, 5… quase se esquece de espirar.

Bom demais ser brasileiro não é? A gente faz poesia com o calendário. Antigo que só ele. E a gente da um jeito de fazer laço.

Um ano novo lindo para vocês. Quem respeitou o hiato, a de se maravilhar com o movimento! ✨🍃

09/02/2026

A beleza da vida não é algo que acontece apesar dos problemas, mas sim através de como lidamos com ele. Não associar as surpresas boas da vida ao modo como você enfrentou/atravessou os momentos caóticos onde quase nada está sob nosso controle é um equívoco de perspectiva.

Não se permitir enxergar isso é ignorar a arquitetura do próprio destino.

O que você tem enfrentado hoje e como você está pensando em lidar com isso?

02/02/2026

A angústia não é um erro de percurso. É o próprio percurso. 🧭
Para Kierkegaard, ela é a vertigem da liberdade. Para Heidegger, é o que nos acorda do modo automático. Para Perls, é o hiato entre o agora e o depois.
Se você se sente sufocado, talvez seja porque está tentando lutar contra a física: quanto mais força você faz contra o movimento da vida, mais o impacto te esmaga.
Aprender a viver a angústia é aprender a respirar no meio do caos. Você está pronto para soltar os freios?

Qual sua dúvida sobre esse tema? Deixa aqui nos comentários.

Isso talvez signifique se validar mais, se acolher mais, ter mais respeito por si. Também pode significar reconhecer seu...
22/01/2026

Isso talvez signifique se validar mais, se acolher mais, ter mais respeito por si. Também pode significar reconhecer seus erros, perceber seus comportamentos disfuncionais, se deparar com suas inseguranças.

De toda forma, calçar os seus próprios calçados te colocará em contato com aquilo que talvez esteja evitando. Se encontrar e se aceitar, para que depois você possa mudar o que já não funciona para você!

Quantos dias já se passaram em 2026? Infinitos eu diria. Deixar registrado um pouco do que aconteceu por aqui nos primei...
12/01/2026

Quantos dias já se passaram em 2026? Infinitos eu diria. Deixar registrado um pouco do que aconteceu por aqui nos primeiros dias do ano. E lembrar que você tem tempo, é só uma vírgula, nada de pontos.

Um ano iluminado e cheio de revoluções ordinárias em nossas vidas!

A angústia nem sempre é um erro a ser corrigido; muitas vezes, ela é um convite para olhar para o que estamos ignorando....
23/12/2025

A angústia nem sempre é um erro a ser corrigido; muitas vezes, ela é um convite para olhar para o que estamos ignorando. 🪞
Compartilho 4 aprendizados que a prática clínica me trouxe sobre o peso (e o sentido) de nos sentirmos angustiados em um mundo que nos pede para estarmos sempre bem.

1. A invisibilidade do que nos adoece
Muitas vezes, estamos imersos em dinâmicas e ritmos de vida que nos fazem mal, mas não percebemos o peso disso enquanto estamos “no automático”. Reconhecer que o ambiente ou o estilo de vida é adoecedor é o primeiro — e talvez o mais difícil — passo do processo terapêutico.
2. O silêncio não cura a angústia
Tentar ignorar o aperto no peito ou o desconforto mental não o faz desaparecer; pelo contrário, o que é silenciado costuma gritar de outras formas. Precisamos dar lugar à angústia e olhar para ela, mesmo quando ainda não temos palavras para explicar o que ela é.
3. O tempo é um elemento clínico, não um obstáculo
Vivemos na era do imediatismo, mas a compreensão das nossas dores não segue o ritmo do relógio digital. Precisamos devolver ao tempo o valor que ele merece: ele é o espaço necessário para que as percepções amadureçam e as peças se encaixem.
4. Compreender não é o mesmo que resolver
Saber a origem de uma angústia nem sempre a faz cessar imediatamente. O aprendizado mais profundo é saber conviver com ela enquanto ela ainda é o que é. Antes de transformá-la em algo novo, precisamos ter a coragem de sustentá-la sem tentar fugir.

A compreensão vem no tempo do processo, não na urgência do relógio. Deslize para o lado e vamos refletir sobre isso. ✨
Qual desses pontos mais faz sentido para o seu momento atual? Me conta nos comentários. 👇

clinica saudeemocional tempo

Endereço

Curitiba, PR

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Telefone

+5541991919590

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando aryanasoarespsi posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para aryanasoarespsi:

Compartilhar

Categoria