30/01/2026
Solidão não é sinônimo de autoconhecimento.
💬 Tem muita gente que acredita piamente que, pra se conhecer melhor, precisa mergulhar profundamente em si mesmo…
E aí começa a se isolar, evitar contatos, cortar relações e até se convencer de que “é melhor ficar sozinho”.
⚠️ Mas muito cuidado pra não levar a sério demais essa história de “mergulhar num mar de solidão”, acreditando que isso vai te fazer evoluir…
Uma coisa é você ter seu espaço. Outra coisa é você transformar o isolamento em estilo de vida achando que isso é evolução emocional.
Aliás, a solidão é considerada, em estudos científicos (inclusive dentro da psicologia positiva), como um dos fatores que mais contribuem para o adoecimento mental.
E é aqui que muita gente se engana: não é só meditar e se isolar que te faz se conhecer.
💡A gente também se desenvolve quando continua vivendo e se relacionando.
Porque o autoconhecimento evolui a partir do que o outro desperta em você: nas emoções, nas reações, nos pensamentos, nos sentimentos… naquilo que você sente quando está com alguém.
E tem coisa sobre você que só aparece no encontro. Você jamais descobriria sozinho.
Mas, é claro que ficar sozinho, colocar os pensamentos em ordem, respirar, se permitir estar na própria companhia… é muito saudável.
👉Quem me acompanha por aqui sabe que eu defendo isso. E eu indico meditação, sim! Indico momentos de silêncio, sim!
Mas eu também preciso te alertar sobre o risco de cair nos extremos. Porque extremos, quase sempre, viram prisão.
⚖️ O equilíbrio ainda é a chave.
🗣️ Agora me conta:
💬 Você já passou a pensar diferente sobre você mesmo depois de algo que alguém falou?
💬Depois de um comentário, uma atitude, um conflito… qualquer coisa que te fez se enxergar de outro jeito?
💬Ou você acredita que a solidão ainda é o melhor caminho?
✨