06/03/2025
A autocrítica excessiva pode ser desgastante e, muitas vezes, surge da tentativa de atender as expectativas de outras pessoas sobre nós, ou as expectativas que achamos que as outras pessoas tem sobre nós. Em vez de lutar contra seus pensamentos e emoções, vale a pena experimentar acolhê-los com curiosidade e compaixão. Ao analisarmos o que está acontecendo a apartir de uma certa distância, é possível reconhecer a autocrítica sem permitir que ela defina suas ações ou sua identidade.
Você não precisa eliminar seus pensamentos negativos para viver de acordo com o que realmente importa. Aceitar sua experiência interna, ainda que desconfortável, como parte da sua jornada permite que você aja alinhado com seus valores, independentemente do desconforto. Você não é um problema a ser resolvido, mas alguém em constante evolução, capaz de construir uma vida significativa ao abraçar todas as suas emoções com aceitação e autocompaixão.