02/05/2026
Nos dias 27 e 28 de abril estive com crianças do 3º ao 5º ano em uma roda de conversa sobre racismo, identidade e respeito.
Mais do que ensinar, foi um espaço de escuta.
Nas falas e nos desenhos, apareceram movimentos importantes como: tentativas de se ver com mais carinho, de afirmar quem são e de construir uma imagem de si que nem sempre é incentivada no dia a dia.
Trabalhar autoestima na infância, principalmente com crianças negras, é criar base para que essas crianças não precisem se diminuir para caber no mundo.
É abrir caminho para que reconheçam sua racialidade e possam se ver de forma positiva.
No fundo, é isso, ajudar a construir um lugar interno de sustentação, mesmo quando o mundo tenta dizer o contrário.
O Letramento racial e educação antirracista começam na base. E começam cedo.
Muito obrigado pelo convite e .1