20/06/2026
Ter endometriose não significa viver em restrição alimentar extrema.
Sim, a alimentação é uma ferramenta importante no manejo da doença e fazer boas escolhas no dia a dia ajuda MUITOOO no controle da inflamação e dos sintomas.
Mas isso não significa que uma única refeição vai me definir. O que realmente importa é o conjunto das minhas escolhas ao longo do tempo.
Quando decido comer algo diferente, procuro fazer uma autoavaliação: Como meu corpo reage a esse alimento? Como me sinto depois? Esse alimento piora meus sintomas ou consigo consumi-lo sem desconfortos?
Cada mulher com endometriose é única, e aprender a observar o próprio corpo faz parte do processo.
Além disso, mesmo em momentos de maior flexibilidade, é possível fazer escolhas mais conscientes. Se vou comer um sanduíche, por exemplo, posso optar por aquele com menos ingredientes ultraprocessados, mais alimentos naturais e uma composição mais equilibrada.
Às vezes a culpa depois de comer pode ser mais prejudicial do que a própria comida. Viver com medo, culpa e extremismos alimentares gera sofrimento, ansiedade e uma relação pouco saudável com a comida.
Não se trata de perfeição. Trata-se de CONSCIÊNCIA, EQUILÍBRIO e CONSTÂNCIA.
Você consegue ouvir os sinais do seu corpo ou ainda vive no “tudo ou nada” com a alimentação?