10/05/2026
Hoje é Dia das Mães.
E talvez essa seja uma carta para as mulheres que, assim como eu, escolheram não ser mães.
Não por trauma.
Nem por egoísmo.
Tão pouco por “medo de responsabilidade”.
Menos ainda porque “ainda não encontraram a pessoa certa”.
Mas simplesmente porque não querem.
E tudo bem existir uma vida inteira fora da maternidade.
Existe uma violência muito silenciosa em crescer ouvindo que o nosso corpo já nasceu com um destino traçado. Como se toda mulher carregasse, obrigatoriamente, um instinto esperando para despertar.
Como se a maternidade fosse a forma mais elevada (ou única) de amor, de realização, de feminilidade.
E talvez algumas mulheres se encontrem nisso.
Mas algumas de nós, não.
Algumas de nós sonham com outras coisas.
Com liberdade.
Com silêncio.
Com autonomia.
Com uma casa que não precise girar em torno de ninguém. Com uma rotina que pertença somente a si mesmas. Com a possibilidade de existir sem precisar cuidar, sustentar emocionalmente, nutrir ou estar disponível o tempo inteiro.
E não, isso não nos torna frias.
Não nos torna menos femininas.
Não nos torna vazias.
Só nos torna honestas.
Honestas o suficiente para não colocar uma criança no mundo para cumprir uma expectativa social. Honestas o suficiente para admitir que amor também é reconhecer aquilo que não queremos viver.
Porque maternidade não deveria ser obrigação.
Nem destino.
Nem prova de amor.
Nem condição para que uma mulher seja considerada completa.
Existe muita coragem em sustentar uma escolha que o mundo inteiro tenta corrigir.
Em ouvir “você vai mudar de ideia”.
“Um dia o relógio biológico bate.”
“Mas quem vai cuidar de você depois?”
“Você nunca vai conhecer o amor verdadeiro.”
Como se a nossa vida precisasse ser validada pelo útero para ter sentido.
Mas a verdade é que existem muitas formas de viver uma vida bonita.
E uma delas é escolhendo a si mesma.
Sem culpa.
Sem justificativa.
Sem precisar transformar essa decisão em algo poético para ser aceita.
Algumas mulheres querem ser mães.
Outras não.
E talvez a verdadeira liberdade esteja justamente em poder existir dos dois jeitos.
Se você pensa igual, espero que esse texto te encontre com leveza! ✨