11/05/2026
Nossa despedida logo cedo do dia. Eu saio para trabalhar (pego às 7h), largo às 13h e pego em outro vínculo largando às 19h, chegando em casa após este horário. Chego para, praticamente dar banho nos meninos e colocá-los para dormir. Ainda da tempo de brincar um pouco antes. Mas tem dias que após os dois trabalhos ainda tenho mais um, largando às 22h. Nestes dias chego em casa e os meninos já estão dormindo. Ou seja, só os "vejo" 24h depois. É claro que sentimos falta um do outro, e isso pesa emocionalmente! Mas a maternidade exige esforços, desafios, renúncias. Lembro a primeira vez que tive que tomar uma decisão que iria impactar diretamente na minha maternidade. Foi em 2021 quando recebi o convite de uma amiga, para assumir o cargo de gestão, o que implica me dedicar muito, até para além da minha carga horária. Ravi estava com 8 meses de vida, eu ainda no puerpério, aprendendo a ser mãe. No entanto, a frase que ela disse me tocou profundamente: "Eu sei que você está numa fase exaustiva da maternidade, mas não queria, que por isso, você não tivesse a oportunidade de vivenciar outro lugar, outra área, só porque é mãe". E eu aceitei! Foi fácil? Não! Mas foi engrandecedor, uma experiência muito boa que mudou e qualificou meu olhar profissional. Deixei o cargo em 2024 para assumir a rotina de 12h de trabalho diários. Ano passado chegou outra oportunidade de exercer uma função totalmente diferente da que vinha e a qual tinha uma imensa vontade de experimentar. Com dois filhos (um peso maior), resignei o meu maternar mais uma vez.
Contudo, ressalto que tu isso só é possível porque tenho rede de apoio. Sem ela, jamais eu poderia me dar ao direito de viver outras experiências profissionais.
Claro que me pego, muitas vezes, me perguntando o quanto isso está nos (a mim e aos meus filhos) prejudicando, nossa relação e vínculo. E ao mesmo tempo quando ou se teria outra oportunidade profissional como essa. É um dilema e tanto! Só que também penso que é bom para ambos me ter realizada profissionalmente e ser uma mãe mais inteira para eles, sem "culpar" a maternidade numa possível frustração. É o ônus de ser mãe, apesar de amá-los INCONDICIONALMENTE!
Feliz Dia ♥️🌷