Monique Castro-Pontes

Monique Castro-Pontes Psicoterapia Cognitivo-comportamental
Avaliação Neuropsicológica
Reabilitação Neuropsicológica

Hoje eu defendi minha Tese de Doutorado.E não poderia existir um dia mais simbólico para isso. 💜26/03 - PURPLE DAY — Dia...
26/03/2026

Hoje eu defendi minha Tese de Doutorado.

E não poderia existir um dia mais simbólico para isso. 💜

26/03 - PURPLE DAY — Dia de conscientização sobre a Epilepsia — celebro não só uma conquista acadêmica, mas um compromisso ainda mais profundo com a prática clínica, com a avaliação neuropsicológica e com as pessoas que vivem essa realidade todos os dias.

Essa tese nasce do encontro entre ciência e cuidado.
Entre perguntas clínicas reais e a busca por respostas que façam diferença na vida dos pacientes.

Hoje, encerro um ciclo importante…
Mas, principalmente, abro caminhos.

Agradeço à minha orientadora, Dra. Isabella D’ Andrea .epilepsia , à minha coorientadora Dra. Nicolle Zimmermann e aos professores que compuseram a banca, pela generosidade nas trocas, pelas contribuições valiosas e por fazerem parte desse momento tão importante: Profa. Camila Pupe
Prof. Osvaldo Nascimento
Profa. Maria Emília Andraus
Profa. Aline Chacon
Prof. Licinio Esmeraldo
Profa. Priscila Conceição

Levo comigo cada troca, cada provocação e cada ensinamento.

Seguimos.
Com mais responsabilidade, mais clareza e ainda mais compromisso com uma neuropsicologia ética, sensível e baseada em evidências.

💜 Pela ciência.
💜 Pela clínica.
💜 Pelas pessoas com epilepsia.

Terceira Turma da Especialização em Neuropsicologia do  Essa turma é muito especial e querida! Foram 2 anos de muitos de...
23/08/2025

Terceira Turma da Especialização em Neuropsicologia do

Essa turma é muito especial e querida! Foram 2 anos de muitos desafios, conquistas e muitos aprendizados.

Sou muito grata e morro de orgulho do processo de desenvolvimento de cada um. Profissionais dedicados, atentos e persistentes.

A Neuropsicologia ganha esse time de peso!

Agradeço minhas colegas de coordenação e e toda equipe do

Aos meus alunos e supervisionandos, obrigada pela confiança, parceria e aprendizado. Desejo um caminho recheado de sucesso e adrenalina que só a Neuropsicologia sabe nos dar! Rs

Estarei sempre por aqui ❤️

O caminho se faz caminhando!
31/07/2025

O caminho se faz caminhando!

Dump do mês mais corrido e preferido de todos! ♥️
02/07/2025

Dump do mês mais corrido e preferido de todos! ♥️

O trabalho é um valor bem importante na minha vida. E neste caminho tortuoso, a Nic teve/tem um papel considerável! Quem...
11/09/2024

O trabalho é um valor bem importante na minha vida. E neste caminho tortuoso, a Nic teve/tem um papel considerável!

Quem conhece a Nicolle sabe que sua beleza exterior não é nem um porcento do que ela transparece: uma mulher firme, comprometida e um nível de excelência de se admirar!

Convivi com a Nic por mais de 5 anos. Dia a dia. Pra falar a verdade, convivia mais com ela do que com meu marido. Inclusive isso virou até jargão!

Vivemos muitas coisas juntas. O profissional se misturou com pessoal. Eram discussões de casos, desabafos, orientação profissional, zilhões de projetos, treino da defesa do doutorado, banco de dados, feriados trabalhando, eventos e cursos, aprendi a gostar de gatos e cuidar deles, fui madrinha do seu casamento…

Aff! Misto de emoções. Cresci muito com tudo isso. E minha gratidão e admiração por você, Nicolle, são gigantescas.

Sofri com a sua mudança. Considero um luto, até! Mas na mesma intensidade, ou até mais, fico feliz com a sua felicidade, em ver você construindo sua família, enraizando e vivendo cada vez mais seus valores!

Obrigada por toda amizade, orientação e por todos os desafios!!

Desejo que seu novo ciclo seja recheado de muita felicidade, que seu caminho seja repleto de luz, com sua família bem pertinho, muitos momentos com a princesa Maya, muitos projetos de sucesso e uma Neuropsicologia +Leve!

Feliz Aniversário! ❤️

Minha mãe estava aprendendo a dirigir. Como todo aprendizado, gera medo e dificuldades. Ainda mais num fusca. Anos depoi...
27/08/2024

Minha mãe estava aprendendo a dirigir. Como todo aprendizado, gera medo e dificuldades. Ainda mais num fusca. Anos depois fui entender o que significava isso!

Eu era uma copilota incentivadora e muito otimista (ainda sou, se precisar, mande DM!). Logo, tinha a missão de acompanhá-la nas aulas de pós-graduação de psicopedagogia aos sábados. Saíamos bem cedo para pegar aquela vaga que não precisava de uma baliza complexa.

Além de ficar muito contente nesta missão, ganhava muitos mimos das colegas de classe da mamãe. Era um bombom, uma bala, um carinho…

O que eu não esperava era ficar tão encantada quando ouvi as aulas de psicologia e os transtornos de aprendizagem. Como assim o cérebro é tão encantador e ao mesmo tempo enigmático? Que ambivalência curiosa!

Anos depois, decidi cursar psicologia. Um tiro no escuro.

Aquela aula sobre cérebro e as dificuldades de aprendizagem não saiam da minha cabeça. Por outro lado, não tinha nenhuma experiência, não tinha nenhum profissional que conhecesse o trabalho.

Que caminho, minha gente!…
Ficava me perguntando sobre os dias de glória porque os de luta estavam bem frequentes!…
Muitas vezes tive a certeza de que esse tal de caminho tava mais pra montanha russa ou uma série de TV dessas de sobrevivência! Hehe

E hoje, com 13 anos de formada, entendo os mecanismos desses picos e vales da profissão e lembro com muito orgulho de cada conquista. Vieram a especialização em Neuropsicologia, o mestrado e agora, o doutorado.

Minha paixão pelo cérebro e comportamento se intensificaram ainda mais quando conectei os meus valores a esta linda profissão.

Ainda existem alguns medos de balizas complexas, mas sou grata pelos frutos que plantei ao longo de todos esses anos.

Neste caminho, muitas pessoas regaram este caminhar: pacientes, colegas de profissão e grandes mestres. A todos vocês, o meu muito obrigada.

Aos meus colegas de profissão, Feliz Dia do Psicólogo! Que sejamos comprometidos com uma psicologia pautada na ética.

Avante!

Ontem estive na Jornada Psi - 4a Edição, um evento maravilhoso da  Eventos como esse aquecem o coração ♥️ Começando a li...
25/08/2024

Ontem estive na Jornada Psi - 4a Edição, um evento maravilhoso da

Eventos como esse aquecem o coração ♥️

Começando a lista, teve reencontro com a querida amiga, compadre e coorientadora - e ouví-la sempre é um grande presente!

Estar com amigas e colegas de profissão, .neuropsi e sempre é um acalento…

Meu time das maravilhosas futuras neuropsicólogas do fez presença mais do que especial! Muito orgulho desta minha turma!

Ter a oportunidade de reencontrar e ouvir a maravilhosa - uma referência na área, é de uma grandeza sem tamanho!!! Além disso, ela me emocionou com a sua dedicatória do livro que ela escreveu (obrigada, Laiss! 😍). Só esquecemos da nossa foto, né?!rs

Nessa lista de peso, o .neanderabreu também marca sua presença na minha carreira desde a primeira aula que assisti. Me encanta com sua didática e seus memes super atualizados, seu profissionalismo e sua generosidade com todos os profissionais!

Mais um sábado recheado de afeto e Neuropsicologia! ❤️

12 de junho: novo ciclo, mas a parceria é a de sempre! ❤️
13/06/2024

12 de junho: novo ciclo, mas a parceria é a de sempre! ❤️

Escolhi essa corrida para ser a minha primeira. Um dos temas que mais me encantam na minha prática clínica neuropsicológ...
23/10/2022

Escolhi essa corrida para ser a minha primeira.

Um dos temas que mais me encantam na minha prática clínica neuropsicológica são os transtornos neurológicos.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos transtornos neurológicos mais comuns, acometendo milhares de pessoas no Brasil e no mundo ano a ano.

O AVC não vem sozinho. Traz consigo, em sua maioria, as alterações cerebrais, além de prejuízos cognitivos, comportamentais e emocionais.

Há muitas maneiras de prevenção e diminuição dos fatores de risco para o AVC. E, pra falar a verdade, estou tentando vencer muito destes riscos.

Me desafiei e estou encarando o sedentarismo (um dos fatores mais prejudiciais para o AVC) passo a passo. Agradeço sempre ao meu companheiro de aventuras pelo inventivo e motivação!

Muito importante essa iniciativa de conscientização do AVC. Parabéns a elo evento.

Que venham as próximas corridas! 
🏃‍♀️🏃‍♀️🏃‍♀️

Ontem encerrou o 39° Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia. Essa foto não poderia faltar! Falar de epilepsia no Bras...
14/08/2022

Ontem encerrou o 39° Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia.

Essa foto não poderia faltar! Falar de epilepsia no Brasil é também é reconhecer todo o trabalho da Dra. Isabella D' Andrea .epilepsia

Profissional que admiro muito e que me deu oportunidade de ser sua orientanda no Doutorado e, assim, continuar contribuindo com as evidências científicas e tratamentos na epilepsia.

Reunimos parte de seus alunos para registrar nossa parceria e agradecimento!

Obrigada, Isa! ❤️🧠

Endereço

Avenida Das Americas, 3301 - Bl. 05 - Ljs. 106 / 107
Rio De Janeiro, RJ
22631-003

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Monique Castro-Pontes posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Monique Castro-Pontes:

Compartilhar

Categoria