R: De forma geral, um psicólogo é um profissional que busca analisar e compreender os comportamentos e a subjetividade das pessoas que o procuram, e ajuda-las em suas questões.
-O que é um psicanalista? R: De forma geral, um psicanalista é um profissional (normalmente um psicólogo) que se utiliza da Psicanálise – teoria desenvolvida por Freud – para ajudar as pessoas a se analisarem e se compreen
derem, permitindo que elas trabalhem as questões que as levaram buscar um psicanalista.
-Qual a diferença entre um psicanalista e um psicólogo? R: No Brasil, a psicologia (e os cursos de graduação em psicologia) englobam muitas escolas teóricas, e uma delas é a psicanálise. Nesta lógica, um psicanalista pode ser considerado um psicólogo, cujo se especializou ou se aprofundou na escola teórica psicanalítica.
-O que faz a Psicanálise ser especial? R: A psicanálise foi desenvolvida por Freud entre o final do sec. XX, e continuo sendo desenvolvida e lapidada por outros grandes psicanalistas até os dias de hoje. A psicanálise tem como principal método a “associação livre”, pela qual o paciente irá falar sobre suas experiências passadas e cotidianas, buscado “links”, compreendendo seus atos, e possibilitando mudanças tanto na compreensão sobre algo, quanto nos atos em si. Para a psicanálise, o psicanalista está posto para ajudar o paciente a buscar o que ele precisa, mas não para dar ordem, atividades para fazer em case (deveres), ou agir de forma ativa pelo paciente; pois, acredita que há maior valor e mérito no ato que é feito pelo próprio paciente.
-Por que as pessoas buscam um psicanalista? R: Normalmente as pessoas buscam a ajuda de um psicanalista quando: (1) O sofrimento e/ou a angustia chegaram a um nível suficiente para tal. (2) Para lidar com a insatisfação de certos aspectos da sua vida. (3) Autoconhecimento. (4) Tratar algum transtorno psíquico. (1) Quando o sofrimento ou a angustia leva você a se perguntar se você deveria procurar ajuda profissional, normalmente, isso quer dizer que você já deveria ter procurado ajuda. No entanto não se preocupe, é completamente normal que as pessoas só reparem que seus problemas são sérios quando eles já estão muito grandes. Não compare seus sofrimentos com os de outras pessoas mais desafortunadas como desculpa para não querer receber ajuda profissional. Se o seu problema lhe incomoda, isso já é o suficiente para procurar ajuda, afinal de contas, você vive o seu sofrimento e não o dos outros. (2) A insatisfação com certos aspectos da sua vida, que não necessariamente, lhe causam sofrimento ou lhe deixam angustiado, também são motivos mais que suficientes para procurar ajuda. Se você pode buscar ter uma vida melhor, por que continuar vivendo uma vida sem graça? Por que não correr atrás dos seus sonhos? Por que não trabalhar para restaurar aquele velho relacionamento que hoje está morno? ...
(3) Muitas pessoas buscam ajuda profissional para se conhecerem mais, e assim conseguirem viverem melhor e ainda prevenir que certos problemas se instalem. Apesar de ser um tipo de trabalho que exige mais dos pacientes, ainda assim pode alcançar grandes resultados. (4) Nos dias atuais onde os manuais de psiquiatria se tornam cada vez mais elaborados e são frequentemente atualizados, é completamente normal que cada pessoa no planeta possua pelos um diagnósticos psiquiátrico. Parece exagero? Pois não é. É muito comum que qualquer pessoa (principalmente as que possuem planos de saúde) decidem procurar especialidades médicas ou clínicos gerais e acabem recebendo um diagnóstico psiquiátrico. Não se assuste, você não é louco, e provavelmente nem vai f**ar, isto é, se toda pessoa possui pelo menos um diagnóstico psiquiátrico dos manuais de psiquiatria, você apenas acabou de descobrir o seu, e na verdade você é só mais um cidadão comum. Neste caso cabe a você se perguntar se você está infeliz com seu diagnóstico, se ele atrapalha sua vida, e se você quer realmente trata-lo; se suas respostas forem “sim”, você possui motivos válidos para procurar ajuda profissional.
-É preciso deitar no divã? R: O divã é normalmente utilizado apenas para pacientes que já estão em processo de análise, mas não é uma obrigatoriedade para a análise. Os psicanalistas costumam pedir que seus pacientes deitem para facilitar a “associação livre” retirando quaisquer distrações visuais (como a imagem do psicanalista), e deixando os mais em contato consigo mesmo. Em muitos casos, dependo do paciente e da posição do psicanalista, não será adequado pedir que o paciente se deite, portanto, a análise pode ocorrer tanto com o paciente deitado em um divã, quanto com o paciente sentado e encarando o psicanalista. Obs: As informações acima possuem a finalidade de trazer algumas explicações breves e generalistas para leigos, sobre psicólogos e psicanalistas. No entanto, se deve resguardar a precisão destas informações. Qualquer dúvida procure seu psicólogo ou psicanalista para discutir mais.