11/02/2023
🍃 *Freud* definiu a psicanálise como: “ A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor”. Nada mais humano pensar no ato psicanalítico como um ato de amor.
🍃Pois antes de tudo, apesar da técnica, a psicanálise é o acolhimento do sujeito que está em sofrimento psíquico. Acolher o outro com empatia é amorosidade é ajudar na transformação e no crescimento do sujeito analisado, dividido entre dúvidas e angústias.
🍃No processo de análise, través da fala livre, sem amarras e nem jungamentos, o sujeito tem a oportunidede de colocar suas angústias e dúvidas existenciais para fora. Dessa forma vai aliviando seu sofrimento psíquico.
🍃Mesmo trazendo alívio, o processo de análise em si não é um processo fácil. Ele é um caminho muitas vezes doloroso, afinal mexer com lembranças desagradáveis não tem com ser agradável.
Mas o exercício da reflexão é um caminho para a mudança do que não está bom. É um processo que permite amadurecimento, mudar aquilo que já não serve mais, mas que inconscientemente, o analisando continua revivendo.
🍃O nosso papel enquato analista é auxiiliar o paciente para a reflexão e o despertar do inconsciente. Isso proporciona o autoconheciento e possibilita escolhas consientes. Essas escolhas só podem ser chamadas de conscientes, pois vieram da compreensão do desejo que estava inconsciente.
🍃Num mundo cada vez mais individualista e narcísico, em que encontramos pessoas dispostas a falar compulsivamente, a dar opinião sem embasamento: escutar de forma atenta não é somente uma arte. É também um ato de amor.💖
Seja como 🌷, germine amor!
Psi Talita Tatiyuwa