Psicóloga Ana Carla Risério

Psicóloga Ana Carla Risério Sou psicóloga formada pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atendo adolescentes, adultos e idosos na abordagem psicodinâmica.

Boa tarde 🤍
11/11/2024

Boa tarde 🤍

Exposição rolando no Sesc Vila Mariana:Lélia em nós: festas populares e amefricandade
03/11/2024

Exposição rolando no Sesc Vila Mariana:
Lélia em nós: festas populares e amefricandade

Bom dia!Não dá para negar que estamos em constante transformação. Você se permite ou resiste? O mais importante nisso tu...
30/10/2024

Bom dia!

Não dá para negar que estamos em constante transformação. Você se permite ou resiste?

O mais importante nisso tudo é o que você faz com as mudanças. Elas são bem vindas?
Claro que há mudanças que de imediato nos custa mais tempo para processar, mas há muitas que não tem para onde correr, pois ela nos persegue.

O importante é ir aceitando-a para aí poder caminhar junto e acolhê-la para dentro de nós. Algumas mudanças são mais fácies, outras nem tanto.

As pausas que nos permitem recarregar. Hoje, especialmente, eu tive vontade de comer doce, sentei e apreciei um café e u...
29/10/2024

As pausas que nos permitem recarregar.

Hoje, especialmente, eu tive vontade de comer doce, sentei e apreciei um café e um doce, com calma. Somente alguns anos depois da maternidade consegui fazer essas pausas. E ando fazendo-as e me permitindo fazer, pois as considero muito importante para a minha saúde mental.

Vamos contemplar as boas pausas

Os recomeços que nós fizeram, e quantos recomeços foi preciso para nos fazer como tal. Das reflexões que tanto nos são p...
21/10/2024

Os recomeços que nós fizeram, e quantos recomeços foi preciso para nos fazer como tal.

Das reflexões que tanto nos são preciosas, colher o pensamento dialético de que somos transformação e estamos em transformação.

Cafés com c(alma)Faz alguns dias que uso esse espaço dos cafés para praticar a tranquilidade e fazer diversas reflexões ...
18/10/2024

Cafés com c(alma)

Faz alguns dias que uso esse espaço dos cafés para praticar a tranquilidade e fazer diversas reflexões sobre minha vida e a vida da prática em psicologia clínica.

Momentos para refletir sobre os diversos meios que a gente pode ressignif**ar e elaborar diversas situações. Como manejar e resolver um problema de forma assertiva? São essas e diversas reflexões que me traz a pensar nesse espaço?

Esse momento café é o momento que gosto de estar só comigo mesma e exercitar essas reflexões a respeito do Outro e do Eu.

Você tira um tempo pra desacelerar tmb ?

Livro: Elogio ao Amor (Alain Badiou)Para pensar sobre o amor em quesito relacionando amoroso:"(...) no mundo de hoje, é ...
09/10/2024

Livro: Elogio ao Amor (Alain Badiou)

Para pensar sobre o amor em quesito relacionando amoroso:

"(...) no mundo de hoje, é amplamente difundido a convicção de que cada um segue apenas seu próprio interesse. O amor é então uma contraexperiência. Mesmo que não seja concebido como a única troca de benéficos recíprocos, mesmo que não seja planejado com muita antecedência como um investimento rentável, o amor é, com certeza, uma confiança depositada ao acaso." (P. 17).

Das reflexões em mim | um café: um pensamento“[...]. Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro n...
07/10/2024

Das reflexões em mim | um café: um pensamento

“[...]. Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava.” (A hora da estrela - Clarice Lispector)

O que Clarice Lispector nos ensina com a Hora da Estrela?

Esse livro passou pelos meus olhos, na época da faculdade, em fim de curso, especif**amente em supervisão de atendimento na clínica escola. Me lembro ainda hoje, de como Macabéa, personagem principal, me intrigava. E eu me perguntava, mas pode ter algum assim? Alguém que nada reflete sobre sua condição no mundo e deixa a vida ao acaso?

Na época, pesquisando a questão social de desenraizamento do Nordestino, vi muito essa perspectiva na personagem desenraizada e nordestina.

Alguns questionamentos f**aram, mesmo após anos de leitura. E eu f**ava me questionando: como ajudar macabéa? Meu supervisor não passou esse livro atoa. E eu vim, ano após ano pensando em Macabéa. Sempre há algo nos pacientes que me remete a ela e penso: indagação, sejam inquietos, não sejam Macabéa.

E foi com meus pacientes dia após dias que eu fui ajudando a resolver as questões de Macabéa, algumas questões que não saiam do meu pensamento. Me perguntam como?

Foi levando meus pacientes a se indagarem, a chegarem no processo de dialetização (questionar e refletir sobre sua vida) na análise. Quando eles alcançam esse momento, eles engajam "verdadeiramente" no processo de análise e Macabéa f**a apenas na memória porque se indagar é VIVER. Refletir é compreender meus conflitos, e parece tarefa fácil?
Não, não é tão fácil como muitos imaginam.

Querido(a)s leitores |  Jà faz alguns bons anos que as manhãs não costumam ser planejadas, não passa com calmaria como e...
04/10/2024

Querido(a)s leitores | Jà faz alguns bons anos que as manhãs não costumam ser planejadas, não passa com calmaria como era antes da maternidade. Mas, a agitação e a calmaria andam juntas, né ? Sem uma não tem como sentir falta da outra.

A dualidade entre dois quesitos tão distintos, faz sairmos da nossa zona de conforto, e como é bom estar nesse lugar de saber que você não controla tudo e está tudo bem.

Diante do meu desconforto de não controlar minhas manhãs calmas haha venho apreciando a agitação como sinônimo de vida, de extensão da tão querida dialética, e dela fazer surgir algo novo do que está dado. Ainda em processo de construção.

Hoje, especif**amente, depois de elaborar algumas infinitas questões que envolvem a minha atuação profissional, vim e ve...
02/10/2024

Hoje, especif**amente, depois de elaborar algumas infinitas questões que envolvem a minha atuação profissional, vim e venho percebendo que não importa onde e quando vou estar, sei que serei sempre essa profissional inquieta, que buscará sempre compreender sobre tantas e tantas perguntas que chegam a cada dia. A compreensão que traz consigo a empatia com o outro, o ênfase ao acolhimento...

Hoje eu elaborei, hoje eu usei um pouco o espaço do fazer na clínica para refletir sobre a profissional que sou e que quero ser.

19/01/2024

Endereço

São Paulo, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 20:00
Terça-feira 09:00 - 20:00
Quarta-feira 09:00 - 20:00
Quinta-feira 09:00 - 20:00
Sexta-feira 09:00 - 20:00
Sábado 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Psicóloga Ana Carla Risério posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria