07/10/2024
Das reflexões em mim | um café: um pensamento
“[...]. Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava.” (A hora da estrela - Clarice Lispector)
O que Clarice Lispector nos ensina com a Hora da Estrela?
Esse livro passou pelos meus olhos, na época da faculdade, em fim de curso, especif**amente em supervisão de atendimento na clínica escola. Me lembro ainda hoje, de como Macabéa, personagem principal, me intrigava. E eu me perguntava, mas pode ter algum assim? Alguém que nada reflete sobre sua condição no mundo e deixa a vida ao acaso?
Na época, pesquisando a questão social de desenraizamento do Nordestino, vi muito essa perspectiva na personagem desenraizada e nordestina.
Alguns questionamentos f**aram, mesmo após anos de leitura. E eu f**ava me questionando: como ajudar macabéa? Meu supervisor não passou esse livro atoa. E eu vim, ano após ano pensando em Macabéa. Sempre há algo nos pacientes que me remete a ela e penso: indagação, sejam inquietos, não sejam Macabéa.
E foi com meus pacientes dia após dias que eu fui ajudando a resolver as questões de Macabéa, algumas questões que não saiam do meu pensamento. Me perguntam como?
Foi levando meus pacientes a se indagarem, a chegarem no processo de dialetização (questionar e refletir sobre sua vida) na análise. Quando eles alcançam esse momento, eles engajam "verdadeiramente" no processo de análise e Macabéa f**a apenas na memória porque se indagar é VIVER. Refletir é compreender meus conflitos, e parece tarefa fácil?
Não, não é tão fácil como muitos imaginam.