14/03/2018
•••💊
________
➡ Então vamos lá, vamos discutir um pouco sobre um medicamento tão utilizado hoje em dia, porém infelizmente de uma forma indevida na maioria das vezes, vamos falar dos inibidores de bomba de prótons, o omeoprazol e similares (prazois)❗
___
🤔 O que são os prazois❓
___
➡São medicamentos utilizados para inibir a bomba de prótons no estômago, ou seja diminui a produção do nosso ácido gástrico 😱 e lembram quando falamos que o problema de azia, refluxo gastroesofágico é falta de ácido ⁉️Pois é ❗Agora imagine o estômago com menos ácido ainda⁉️
___
📍Conseqüências do seu uso crônico:
___
👉🏻enzimas deixam de funcionar = indigestão =gases e dor abdominal
👉🏻deslocamento das bacterias do intestino para esôfago e pulmão = pneumonia de repetição
👉🏻proteinas não são absorvidas = menos neurotransmissores = DEPRESSÃO , ANSIEDADE e DÉFICIT DE MEMÓRIA
👉🏻sem proteinas = queda do sistema imune
👉🏻estômago não absorve zinco e selênio =HIPOTIREOIDISMO
👉🏻diminuição na absorção de cálcio = OSTEOPOROSE , OSTEOPENIA E SARCOPENIA (por falta de proteinas também)
👉🏻dores no corpo
👉🏻anemia ( pela falta de ferro e vitamina B12)
👉🏻síndrome do intestino irritavel e disbiose
___
➡Isso tudo atribuído ao simples fato do uso indiscriminado e crônico desse medicamento!!! E não é simplesmente retirá-lo, procure seu médico para fazer o desmame. Lembrando que ainda em alguns casos como úlceras mais avançadas o seu uso é indicado. Por isso, procure seu médico e trate o problema na sua causa!
#