Fernanda Rizzo

Fernanda Rizzo Psicóloga, Terapeuta e Facilitadora de PSYCH-K®
Cofundadora do Inner Self Núcleo de Terapias Integradas
Idealizadora do Canal do YouTube Seja Você a Diferença

Para entender sua verdadeira natureza, você precisa esperar o momento exato e as condições certas. Quando chega a hora, ...
27/10/2020

Para entender sua verdadeira natureza, você precisa esperar o momento exato e as condições certas. Quando chega a hora,
você desperta como de
um sonho.
E entende que o que descobriu é só seu e não vem de nenhuma fonte externa.

Sutra Budista

Como mulher, você está conectada aos ritmos do Universo e à pulsação da Terra. Você é o seu próprio ritmo dentro do seu ...
22/10/2020

Como mulher, você está conectada aos ritmos do Universo e à pulsação da Terra. Você é o seu próprio ritmo dentro do seu universo pessoal e se conhecer pode te levar a lidar positivamente com a sua natureza cíclica.

Quanto mais consciente do seu ciclo, mais você desperta a sua sabedoria interior e potencializa a expressão do seu feminino dentro de você e no mundo.

Essa meditação foi inspirada no livro: "Lua Vermelha" da autora Miranda Gray, e te guiará para um encontro com a sua potência feminina.

Com amor Fernanda A M Rizzo

Uma DICA bem bacana para avaliar nosso posicionamento  perante a vida! Podemos olhar para um mesmo fato a partir de duas...
20/10/2020

Uma DICA bem bacana para avaliar nosso posicionamento perante a vida!

Podemos olhar para um mesmo fato a partir de duas posições que coexistem dentro de nós: a posição do adulto e a posição da criança que nos habita!

Como adultos nos colocamos como CAUSA, somos responsáveis pelo lugar, pelas consequências de nossos atos! Como crianças nos tomamos como EFEITO das circunstâncias, nos percebemos como vítimas, confiamos ao outro e ao mundo externo a justif**ativa pelo lugar em que estamos.

Estes grandes papéis podem oscilar dentro da mesma pessoa, mas são invariáveis como princípios!

A boa pergunta é: Nesta situação eu me reconheço como CAUSA ou como EFEITO? Se causa, olho da perspectiva do adulto! Se EFEITO, vejo o mundo da perspectiva da criança!

Não se trata aqui de um julgamento!
A sabedoria terapêutica não JULGA, mas PERCEBE!
Jung diz que : Nossa consciência não opera por certo ou errado, mas entre perceber ou não perceber!

Aqui vale um ensinamento valioso: "Perceber é ser LIVRE" ()

Texto: Sylvia Cardim|

Quando dizemos algo sobre nós mesmos como: "Eu sou um(a) ________________", isso é um pensamento estático: nos colocamos...
26/09/2020

Quando dizemos algo sobre nós mesmos como: "Eu sou um(a) ________________", isso é um pensamento estático: nos colocamos em uma caixa, e isso conduz a uma profecia autorrealizada.

Quando pensamos que nós (ou outra pessoa) "somos alguma coisa", normalmente agimos de forma a fazer com que aconteça assim.

Não existe o verbo "ser" na CNV; você não pode dizer "essa pessoa é preguiçosa", "essa pessoa é normal", "essa pessoa é correta"...
.. um praticante de CNV não gasta tempo pensando sobre que tipo de pessoa é; ele pensa momento a momento. Não "o que eu sou?" mas "como a vida pulsa em mim neste momento?"

Livro: Amo Você Sendo Quem Sou - Marshall Rosenberg

Felicidade não signif**a prazer, nem sucesso, nem ausência de dor e de frustração. A felicidade é outra coisa: uma sinto...
25/09/2020

Felicidade não signif**a prazer, nem sucesso,
nem ausência de dor e de frustração.
A felicidade é outra coisa:
uma sintonia com o aroma do ser essencial
e com a força da vida,
um sim incondicional a todas as suas dimensões,
um viver em consonância com nossas predisposições
e o estabelecimento de vínculos
ricos e signif**ativos com os outros.

Joan Garriga

"Tudo te sua hora na vida: a hora de chegar, a hora de permanecer e de partir. Uma metade da vida é para subir a montanh...
24/09/2020

"Tudo te sua hora na vida: a hora de chegar, a hora de permanecer e de partir. Uma metade da vida é para subir a montanha da vida e gritar aos quatro ventos "Eu existo!"

E a outra metade é para o declínio até o vazio, onde tudo
é desprender-se, alegrar-se e celebrar.

A vida tem seus assuntos e seus ritmos, sem deixar de ser o sonho que sonhamos."

Livro "Onde Estão as Moedas" de Joan Garriga

Tenho a sensação de estar iniciando a outra metade...
é tempo de deixar ir, celebrar e agradecer.
Acolher o que foi e me alegrar com a vida como é.
Soltar os pesos, honrar o passado e caminhar com mais leveza para o futuro.
Que jornada! É tempo de renascer.

"A separação dual de nossa linguagem nos apóia em diversos aspectos, dentre eles, a aprender de maneira mais rápida a so...
22/09/2020

"A separação dual de nossa linguagem nos apóia em diversos aspectos, dentre eles, a aprender de maneira mais rápida a sobreviver.
Essa distinção nos ajudou a entender o que faz bem ou mal à uma comunidade e o que é proibido ou autorizado para preservar a vida.
Porém, já chegamos à um nível de desenvolvimento social e relacional, que nos pede mais complexidade para essa visão.
A dualidade simplif**a o aprendizado, mas também tira a riqueza dos detalhes, e são de muitos detalhes que somos compostos.
Desmistif**ar que a perda da dualidade não signif**a a perda do aprendizado, da ordem ou do crescimento é o ponto central da CNV."

Texto:

"Espiritualidade é reconhecer e celebrar o fato de todos estarmos inextricavelmente ligados uns aos outros por uma força...
19/09/2020

"Espiritualidade é reconhecer e celebrar o fato de todos estarmos inextricavelmente ligados uns aos outros por uma força maior, e reconhecer e celebrar o fato de nossa ligação com essa força e uns com os outros se fundamentar no amor e na aceitação.
Praticar a espiritualidade traz à nossa vida um senso de perspectiva, signif**ado e propósito."

- Brené Brown no livro "Mais forte do que nunca".

Dez princípios para uma vida plena segundo Brené Brown:1- Cultivar a autenticidade: libertar-se do que os outros pensam2...
17/09/2020

Dez princípios para uma vida plena segundo Brené Brown:

1- Cultivar a autenticidade: libertar-se do que os outros pensam

2- Cultivar a autocompaixão: libertar-se do perfeccionismo

3- Cultivar um espírito resiliente: libertar-se do entorpecimento e da impotência

4- Cultivar a gratidão e a alegria: libertar-se da escassez e do medo do desconhecido

5- Cultivar a intuição e confiar na fé: libertar-se da necessidade de certezas

6- Cultivar a criatividade: libertar-se das comparações

7- Cultivar o lazer e o repouso: libertar-se do cansaço como símbolo de status e da produtividade como fator de autoestima

8- Cultivar a serenidade e a quietude: libertar-se da ansiedade como estilo de vida

9- Cultivar o trabalho signif**ativo: libertar-se da falta de autoconfiança e de suposições sobre como as coisas "deveriam" ser

10- Cultivar o riso, a música e a dança: libertar-se da indiferença e de estar sempre no controle

Eu gosto muito desses 10 princípios e busco ao máximo te-los como objetivo no meu dia a dia.
Me atrapalho, escorrego, às vezes ligo o piloto automático e me perco, mas quando percebo que me desalinhei ou me distanciei dessa busca, procuro colocá-los novamente como guia para equilibrar a minha vida.

Uso como bússola na minha jornada e espero que contribua pra você também.

Com amor
Fernanda A M Rizzo

"Para o terapeuta, o bem e o mal de uma vida não se decidem a partir de princípios preestabelecidos; eles se decidem na ...
16/09/2020

"Para o terapeuta,
o bem e o mal de uma vida
não se decidem a partir de
princípios preestabelecidos;
eles se decidem na
complexidade da própria
vida da qual se trata."

- Contardo Calligaris

Dentro dos estudos do Dr. Hamer, das 5 Leis Biológicas ele chama de DHS o momento do hiperestresse, que é o programante ...
15/09/2020

Dentro dos estudos do Dr. Hamer, das 5 Leis Biológicas ele chama de DHS o momento do hiperestresse, que é o programante de um evento traumático (primeiro evento), e de ativador, a situação que faz a pessoa reviver o DHS (segundo evento), gerando então os sintomas de acordo com a percepção que a pessoa tem da situação.

Lendo o livro "Cartas a um jovem terapeuta" do psicanalista Contardo Calligaris encontrei uma descrição perfeita do que seria o DHS (programante) e o ativador descritos com uma narrativa psicológica e não biológica.

"Qualquer evento nos marca e nos transforma só na repetição ou, melhor dito, num segundo momento, em que ele é evocado, retomado, revivido.
Por exemplo (fictício e obviamente simplif**ado), se eu fui abandonado na porta da igreja quando bebê, esse evento por si só não tem uma implicação necessária em minha vida;
mas ele se torna decisivo no dia em que, aos quinze anos, minha namorada some de uma festa para onde fomos juntos de mãos dadas.
É esse segundo evento que dá destaque (consciente ou inconsciente) ao primeiro. É a partir desse segundo evento que, possivelmente, começarei a viver a angústia desamparada cada vez que estiver sozinho ou (também possível) a não tolerar a presença de ninguém ao meu lado, pois “sei”que todos são traidores que abandonam."

DHS (programante) - ser abandonado ainda bebê na porta da igreja

ATIVADOR - ser abandonado pela namorada em uma festa aos quinze anos

Nessa "história"podemos perceber também que o estar sozinho e/ou se vincular a alguém podem ser trilhos para o desencadeamento de sintomas relacionados a um conflito de abandono, por exemplo.

Psicologia e Biologia caminhando juntas.
Tudo está interligado e as abordagens se complementam.

O primeiro passo para estabelecer limites é ter clareza sobre quais comportamentos você aceita e quais não.É preciso se ...
14/09/2020

O primeiro passo para estabelecer limites é ter clareza sobre quais comportamentos você aceita e quais não.

É preciso se conhecer para ter consciência e saber com precisão sobre o que te faz bem ou mal, sobre o que é ou não importante pra você, sobre até onde os outros podem ir sem te ferir ou até onde você pode ir sem abrir mão do autorrespeito e da sua verdade.

Porém, ter clareza não é suficiente para estabelecer seus limites.

O segundo passo é honrar os seus limites comunicando-os ao outro; é preciso deixar claro a todo momento o que funciona pra você e o que não funciona. O que você gosta, permite e aceita e ou o que te machuca, invade e desrespeita.

Quando conseguimos agir na vida com integridade, respeitando o que nos é importante e essencial e convidando as pessoas a fazerem o mesmo, nutrimos o nosso amor-próprio e fortalecemos os vínculos.

O outro nem sempre vai respeitar os seus limites (cada um faz o melhor que pode com o que tem), mas f**a mais fácil respeitar qualquer pessoa quando sabemos como fazer isso.

Reflita: O que é ou não aceitável pra você?

Por Fernanda A M Rizzo | .fernandarizzo

Endereço

Avenida Ministro Gabriel De Rezende Passos, 500
São Paulo, SP
04521-022

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fernanda Rizzo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Fernanda Rizzo:

Compartilhar

Categoria