27/10/2021
O processo terapêutico é todo sobre poder DESCONSTRUIR a visão familiar como sendo A visão da realidade. Pois, na verdade, ela é apenas UMA das muitas visões possíveis de mundo e de vida.
Qnd nascemos, incorporamos os valores, desejos e formas de viver do nosso meio. Ou seja: nossa cultura e nossa família.
Nossa família é um recorte da cultura. Assim como nossa cultura é um recorte da realidade. E não TODA a realidade. Desconstruir isso é construir liberdade de ser quem se é verdadeiramente. É criar uma realidade inclusiva e diversa.
Vocês se lembram dos momentos “uau, a vida é muito maior do que eu poderia ver!”?
Talvez numa viagem pra algum lugar diferente do seu originário. Ou quando criança foi passar o FDS na casa de um amiguinho. Quem sabe quando mudou de escola? Ou quando foi morar sozinho? Quando leu um livro muito diferente do que você pensava. Quando mudou de cidade? Quando ficou solteira após um longo relacionamento?
O que elas tem em comum: a quebra com algo que é FAMILIAR.
Romper com o familiar amplia o horizonte perceptivo. É como se um mundo transparente se materializasse na sua frente. Ele sempre existiu só que você não podia enxergar 🤯
Sair do familiar é o próprio processo terapêutico. Ampliar o ponto de vista aonde só existe uma saída possível, uma verdade, uma forma de sentir, fazer, ser.
é uma fotografia de 3 chinelos de diferentes tamanhos : dois adultos e um infantil, sugerindo uma família. Há o escrito "romper com o que é familiar..."