13/10/2020
Dentro de cada um de nós existe uma *criança interior*, a qual deseja atenção, cuidado e carinho.
Para entender o que quer dizer “criança interior” basta resgatar na memória duas lembranças: a da sua infância e também a dos pequenos que você conhece. 👶🏻
Quais características vêm à sua mente? Talvez você tenha pensado na inocência, carinho, criatividade, ausência de preocupações, leveza, imaginação, alegria, dentre tantas outras sensações que permeiam as lembranças da infância. 👼🏼
A criança interior é, então, aquela saudosa parte infantil que existe em nós e que representa nossa capacidade de agir de acordo com as características lembradas acima, bem como outras que fazem parte da essência das crianças. ✨
É importante lembrar que nem todas as lembranças da infância tem sabor doce: algumas são, inclusive, bastante amargas. Mas mesmo elas – ou, principalmente, elas -, precisam ser ouvidas, compreendidas e ressignif**adas para que possamos seguir em frente de forma mais leve.
Com o passar do tempo, é muito comum que cada um de nós cale as vozes da criança que temos dentro de nós – tanto aquilo que é espontâneo e positivo quanto aquilo que traz algum tipo de dor ou insegurança.
A falta do olhar para dentro de si, mergulhar para compreender as próprias fragilidades, desejos e necessidades pode criar mecanismos de autopunição e autossabotagem que, mesmo inconscientemente, impedem o alcance da plenitude de ser.
Acolher as dores e as delícias da sua criança interior é uma responsabilidade individual: ninguém poderá suprir essa necessidade por você.
Se você sente que sua vida é cheia de fardos, experimente ouvir mais sua criança interior, dar voz à sua espontaneidade e verdadeira essência! Assim, você poderá aprender a cuidar de você mesmo com amor, respeito, carinho, empatia e compaixão e curar as suas dores mais profundas.
Quais são as principais lembranças da sua infância? Compartilhe nos comentários!