Ministério da Saúde

Ministério da Saúde Departamento Governamental que tem por missão definir, executar a avaliar a política nacional em matéria de saúde, promover e fiscalizar a sua aplicação.

“𝐎𝐬 𝐇𝐞𝐫ó𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞”: 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐢𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐦é𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐭𝐨𝐮 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚 𝐛𝐨𝐫𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐯𝐢𝐨 𝐇𝐨𝐧𝐝𝐢𝐮𝐬 𝐧...
19/06/2026

“𝐎𝐬 𝐇𝐞𝐫ó𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞”: 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐢𝐚 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚 𝐦é𝐝𝐢𝐜𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐭𝐨𝐮 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚 𝐛𝐨𝐫𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐯𝐢𝐨 𝐇𝐨𝐧𝐝𝐢𝐮𝐬 𝐧𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐬𝐭𝐚 𝐚𝐨 𝐇𝐚𝐧𝐭𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬
A médica infeciologista Maura Delgado, do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), que liderou a equipa, o médico João Paulo Brito, do Centro de Saúde de Ponta d’Água, e o enfermeiro Arnaud Jonas Faure, também do HUAN, foram homenageados numa cerimónia simbólica realizada nesta quinta-feira, 18 de junho, pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, em reconhecimento pelos seus atos de coragem, altruísmo e elevado sentido de missão.

Os três profissionais decidiram enfrentar uma situação sanitária complexa e de elevado risco a bordo do navio Hondius, garantindo a resposta de Cabo Verde perante uma emergência de saúde pública de dimensão internacional.

Após cumprirem um período de 42 dias de quarentena, os profissionais retomaram nesta quinta-feira as suas atividades pessoais e profissionais.

Num dos seus últimos atos enquanto Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo destacou o papel determinante desempenhado por estes profissionais, que assumiram uma decisão pessoal de elevado compromisso, colocando-se na linha da frente para proteger a saúde pública nacional.

“Foi um ato de profissionalismo e de heroísmo. Por isso, considero-vos os meus heróis. Sabemos o quanto arriscaram as vossas vidas e desempenharam a missão de forma exemplar. Tal como os 22 atletas que representam Cabo Verde no Mundial, também vocês elevaram o nome do país e contribuíram para que fosse dada a melhor resposta possível àquela situação”, afirmou o Ministro.

Jorge Figueiredo reconheceu igualmente o empenho de todos os profissionais de saúde e das instituições envolvidas na resposta nacional ao caso do navio Hondius. No entanto, sublinhou que a distinção atribuída aos três profissionais possui um significado particular, uma vez que foram chamados a enfrentar uma situação até então desconhecida e potencialmente grave, respondendo com prontidão, responsabilidade e espírito de missão.
O governante salientou ainda que, após a intervenção no navio, os profissionais cumpriram rigorosamente os 42 dias de quarentena, permanecendo afastados das suas famílias e do convívio social, num gesto de responsabilidade para com a proteção da população cabo-verdiana.

Falando em nome da equipa, a médica infeciologista Maura Delgado recordou que, quando foram chamados para avaliar os doentes, depararam-se com uma situação de elevada complexidade clínica e epidemiológica. Segundo explicou, a prioridade absoluta foi assegurar o diagnóstico precoce, estabilizar os pacientes e implementar medidas rigorosas de proteção, de forma a evitar a propagação da doença — objetivos que foram alcançados com sucesso.

Maura Delgado referiu ainda que o período de quarentena foi cumprido com estrita observância dos protocolos de saúde pública.
Embora tenha representado um desafio exigente, a equipa compreendeu que a proteção da população e dos colegas de trabalho deveria prevalecer sobre quaisquer considerações individuais.

Recorde-se que o navio de cruzeiro MV Hondius entrou nas águas de Cabo Verde no dia 3 de abril, após a notificação, por parte de entidades sanitárias internacionais, de um surto de doença respiratória a bordo, com registo de casos graves e óbitos.

Após avaliação técnica e epidemiológica, as autoridades sanitárias nacionais decidiram não autorizar a atracação da embarcação no Porto da Praia, em aplicação do princípio da precaução e em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional, com o objetivo de salvaguardar a saúde pública nacional.

A embarcação transportava 147 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Deste total, três apresentavam sintomas compatíveis com a doença, tendo sido devidamente avaliadas e assistidas pela equipa de saúde mobilizada para a operação.

18/06/2026

𝑯𝑼𝑨𝑵 𝒓𝒆𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒔𝒆𝒈𝒖𝒏𝒅𝒐 𝑻𝒓𝒂𝒏𝒔𝒑𝒍𝒂𝒏𝒕𝒆 𝑹𝒆𝒏𝒂𝒍

O Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) iniciou, às 08:00 de hoje, dia 18 de junho, a realização do seu segundo transplante renal.

Esta intervenção faz parte de um conjunto de três transplantes renais agendados para a presente data, fruto de uma estreita colaboração entre a equipa multidisciplinar do HUAN e a equipa de especialistas portugueses.

Este é mais um marco histórico para a saúde em Cabo Verde, que reflete o contínuo reforço da capacidade de resposta hospitalar e renova a esperança dos doentes renais no país.

18/06/2026

O Ministério da Saúde parabeniza a toda equipa técnica envolvida neste grande marco para a medicina em Cabo Verde e em particular para São Vicente. O Governo de Cabo Verde agradece também à Cooperação Portuguesa pelo apoio de sempre, prestado na implementação deste projeto em Cabo Verde.
Um bem haja a todos e uma boa recuperação aos pacientes e aos doadores!

𝟮𝟮 𝗘𝗻𝗳𝗲𝗿𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂𝗲𝗺 𝗣ó𝘀-𝗚𝗿𝗮𝗱𝘂𝗮çã𝗼 𝗲𝗺 𝗘𝗻𝗳𝗲𝗿𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗔𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀𝗶𝗮Vinte e dois enfermeiros concluíram com sucesso o Curso ...
17/06/2026

𝟮𝟮 𝗘𝗻𝗳𝗲𝗿𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂𝗲𝗺 𝗣ó𝘀-𝗚𝗿𝗮𝗱𝘂𝗮çã𝗼 𝗲𝗺 𝗘𝗻𝗳𝗲𝗿𝗺𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗲 𝗔𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲𝘀𝗶𝗮
Vinte e dois enfermeiros concluíram com sucesso o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem de Anestesia, promovido pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Piaget de Portugal e o Ministério da Saúde, com financiamento do Banco Mundial através da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE).

A cerimónia de encerramento teve lugar nesta terça-feira, 16 de junho, e foi presidida pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.

Iniciado em janeiro de 2025, o curso contou com a participação de 24 enfermeiros provenientes de diferentes ilhas e estruturas de saúde do país, tendo como objetivo formar profissionais especializados para o exercício da enfermagem de anestesia, integrados em equipas multidisciplinares de anestesiologia, contribuindo assim para suprir a carência de recursos humanos qualificados nesta área do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

O resultado da formação é considerado altamente satisfatório, uma vez que 22 formandos concluíram com êxito todas as componentes previstas no plano curricular, cumprindo integralmente o calendário académico e os exigentes requisitos científicos, pedagógicos e clínicos definidos para esta pós-graduação.

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde destacou a importância estratégica deste investimento na qualificação dos profissionais de enfermagem, sublinhando que a formação de enfermeiros com competências diferenciadas em anestesia representa um ganho direto para o Sistema Nacional de Saúde e para o país.

“Ganha o doente, que passa a beneficiar de cuidados mais seguros. Ganham os serviços cirúrgicos, que passam a dispor de profissionais mais preparados. Ganham os hospitais, que reforçam a sua capacidade de resposta. E ganha o Sistema Nacional de Saúde, que se torna mais qualificado, mais resiliente e mais capaz de responder às necessidades da população”, afirmou.

Com uma duração de 18 meses, esta pós-graduação responde a uma necessidade identificada do sistema de saúde: a insuficiência de profissionais com competências avançadas em enfermagem perioperatória, cuidados anestésicos, instrumentação cirúrgica, recuperação pós-anestésica e segurança do doente.

A iniciativa insere-se na estratégia de reforço da capacidade técnica e da qualidade dos cuidados prestados pelo Sistema Nacional de Saúde, contribuindo para uma resposta mais eficaz e segura às necessidades da população cabo-verdiana.

16/06/2026
𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼: 𝗜𝗻𝗰ê𝗻𝗱𝗶𝗼 𝗻𝗮 𝗗𝗲𝗹𝗲𝗴𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦ã𝗼 𝗙𝗶𝗹𝗶𝗽𝗲 𝗳𝗼𝗶 𝗽𝗿𝗼𝗻𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝗹𝗮𝗱𝗼O Ministério da Saúde foi informado, ...
16/06/2026

𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼:
𝗜𝗻𝗰ê𝗻𝗱𝗶𝗼 𝗻𝗮 𝗗𝗲𝗹𝗲𝗴𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗦ã𝗼 𝗙𝗶𝗹𝗶𝗽𝗲 𝗳𝗼𝗶 𝗽𝗿𝗼𝗻𝘁𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝗹𝗮𝗱𝗼
O Ministério da Saúde foi informado, na manhã de hoje, terça-feira, 16 de junho, da ocorrência de um incêndio nas instalações da Delegacia de Saúde de São Filipe, na ilha do Fogo, registado por volta das 09h00.

Segundo informações prestadas pela Delegada de Saúde local, Laidy Spínola Leal, o incêndio teve origem no depósito situado na parte traseira do edifício. As primeiras indicações apontam para a possibilidade de o incidente ter sido provocado por um curto-circuito.

Felizmente, o alerta foi dado de forma célere e os próprios trabalhadores da Delegacia de Saúde conseguiram conter as chamas numa primeira fase. Posteriormente, os Bombeiros Municipais de São Filipe deslocaram-se ao local para assegurar o controlo total da situação.

Graças à rápida intervenção dos profissionais de saúde e dos bombeiros, não se registaram vítimas nem foi necessário interromper os atendimentos durante a manhã. Por se tratar de uma estrutura composta por áreas fisicamente separadas, foi possível manter o funcionamento normal dos serviços.

De acordo com a Delegada de Saúde, ninguém ficou ferido. Foram registados apenas danos materiais, nomeadamente a perda de algum stock de medicamentos, bem como de consumíveis e equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e luvas e equipamentos de uso corrente.

O Ministério da Saúde informa que está a ser realizada uma avaliação técnica para apurar as causas exatas do incêndio e determinar a extensão dos prejuízos materiais, de modo a permitir a reposição dos bens afetados no mais curto espaço de tempo possível.

Informa-se ainda que esta ocorrência não comprometeu a prestação dos serviços de saúde à população e que a Delegacia de Saúde de São Filipe continua a funcionar normalmente. Apenas alguns serviços que dependem do fornecimento de eletricidade encontram-se temporariamente suspensos, até à reposição integral das condições técnicas necessárias ao seu funcionamento.

Equipa do Ministerio da Saúde na torcida para Cabo Verde. Força Tubaroes Azuis
15/06/2026

Equipa do Ministerio da Saúde na torcida para Cabo Verde. Força Tubaroes Azuis

𝗖𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂í𝗱𝗮 𝗮 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮çã𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀/𝗦𝗮𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗥𝗦𝗦𝗔Decorreu de 2 a 5 de junho uma ação de capacitação sobre ...
11/06/2026

𝗖𝗼𝗻𝗰𝗹𝘂í𝗱𝗮 𝗮 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮çã𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗖𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀/𝗦𝗮𝗻𝗶𝘁á𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗥𝗦𝗦𝗔
Decorreu de 2 a 5 de junho uma ação de capacitação sobre a saúde sexual e Reprodutiva (SSR), destinada aos Agentes Comunitários e Sanitários da Região Sanitária de Santo Antão, onde foram contemplados cerca de 42 participantes.

Esta iniciativa resulta da estreita colaboração entre o Ministério da Saúde, o PNUD, UNFPA e UNICEF, e a Embaixada da Índia, através do Projeto India Fund, Futuro em Primeiro Lugar: Fortalecimento da Saúde Materna, Neonatal e Infantil em Cabo Verde com o objetivo de reforçar os conhecimentos e as competências dos agentes comunitários e sanitários para atuarem de forma mais eficaz na promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco, bem como no apoio às comunidades.

A sessão de abertura contou com a participação da Diretora Nacional da Saude Angela Gomes, o Representante do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, David Matern, e do Embaixador da India, Sanjeev Jain.

Neste contexto, a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) assume-se como uma estratégia essencial para o reforço da Atenção Primária à Saúde, conforme preconizado no Manual dos Agentes Comunitários. Estes profissionais desempenham um papel determinante como elo de proximidade entre as comunidades e os serviços de saúde, promovendo práticas saudáveis, educação para a saúde, vigilância comunitária e identificação precoce de situações de risco.

Durante esta jornada de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar sobre diversos temas relevantes, desde a Saúde Sexual e Reprodutiva e os Direitos Se***is e Reprodutivos ao longo do ciclo de vida; Saúde Materna; Planeamento Familiar, incluindo o pós-parto; Cuidados Neonatais e acompanhamento da criança; Aleitamento Materno, Alimentação e Nutrição da grávida e da criança; Saúde Oral na gravidez e na infância; Calendário Vacinal; Promoção da Saúde, incluindo a saúde mental e a prevenção de comportamentos de risco na adolescência; Prevenção da Violência Baseada no Género (VBG) e da Mutilação Ge***al Feminina (MGF); Comunicação para o desenvolvimento, Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário; e a situação atual da epidemia de Ébola.

É essencial realçar que, esta formação representa um importante investimento no fortalecimento das capacidades comunitárias e no reforço dos Cuidados Primários de Saúde, contribuindo para comunidades mais informadas, resilientes e saudáveis, e para a concretização do compromisso nacional de não deixar ninguém para trás no acesso à saúde.

𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗜𝗱𝗼𝘀𝗼 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼çã𝗼 𝗱𝗲 𝗯𝗼𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼 à 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮 𝗶𝗱𝗼𝘀𝗮 Um reconhecimento, pela ...
08/06/2026

𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮ú𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗜𝗱𝗼𝘀𝗼 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼çã𝗼 𝗱𝗲 𝗯𝗼𝗮𝘀 𝗽𝗿𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼 à 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮 𝗶𝗱𝗼𝘀𝗮
Um reconhecimento, pela Implementação da estratégia ICOPE – Atenção Integrada para pessoa Idosa em Cabo Verde, da autoria do Ministério da Saúde, através do CINECUIDADO, como ação pioneira que utiliza a linguagem audiovisual para divulgação de boas praticas e experiencias na área de Cuidados integrados.

A distinção veio no âmbito da participação da 2º summit de integração de Cuidados de saúde nos países de língua Portuguesa, que teve lugar no Brasil, no último mês de maio.

Um encontro global de alto nível científico e estratégico dedicado à cooperação científica e técnica no espaço lusófono, reunindo lideranças da inovação para transformar o futuro dos sistemas de saúde.

Durante este encontro internacional, uma equipa Cabo-Verdiana esteve representada pela Coordenadora do Programa Nacional de Saúde do Idoso, Enfermeira Natalina Silva, pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, pela Diretora do Serviço da saúde integrada da DNS, Dra. Yorleydis Rosabal, o Escritório da OMS em Cabo Verde Edith Pereira e Uni-CV pela enfermeira e professora Deisa Semedo.

Endereço

Palácio Do Governo, Várzea
Praia
Nº47

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+2382610116

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ministério da Saúde publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar