06/06/2026
Uma das maiores armadilhas da saúde moderna é acreditar que o diagnóstico é o destino final, e…
Não é!!!!
O diagnóstico é extremamente importante pois ajuda a organizar informações, compreender dificuldades, direcionar intervenções e facilitar o acesso a suportes adequados, mas ninguém se resume ao nome que aparece em um laudo.
Na prática clínica, pessoas com o mesmo diagnóstico frequentemente apresentam necessidades completamente diferentes, posso lhes garantir!
E por esse motivo que o cuidado responsável precisa ser individualizado, como sempre digo, o melhor para cada pessoa naquele momento de vida….
A medicina baseada em evidências e o cuidado centrado na pessoa não são conceitos opostos, muito ai contrário, eles caminham juntos.
Por isso aqui na Cor & Psyché trabalhamos com ciência e afeto pois pra nós, enquanto o conhecimento científico orienta as decisões, a singularidade de cada indivíduo nos orienta na aplicação dessas decisões, e o afeto?! Ah o AFETO vem do AMOR que temos pelo que fazemos!!!
O objetivo final não é apenas reduzir sintomas.
É promover qualidade de vida, funcionalidade, autonomia, bem-estar e participação plena na vida cotidiana.
Porque, no final das contas, tratamos pessoas.
E pessoas sempre serão mais complexas, interessantes e importantes do que qualquer diagnóstico.