Cavalo de Vento

Cavalo de Vento Meditação, soulcoaching, soundhealing. Um caminho para a liberdade interior e uma vida conectada. O Cavalo guia-nos no caminho da Liberdade Interior.

"Cavalo de Vento" é o nome e o simbolismo escolhido para caracterizar as meditações, os grupos de reflexão e o soulcoaching. O Cavalo de Vento é a força da alma, presente em todos, que nos ajuda a voltar para a essência do nosso Ser. Todos os mestres de que recebi ensinamentos, e que me acompanharam nas iniciações, centraram a sua atenção num ponto: nós, que nos encaramos como individuais, somos n

a verdade partes indissociáveis do Todo que nos envolve – fazemos parte de um Corpo Maior. Partilhamos todos a mesma Fonte, de onde tudo veio. Gradualmente, foi-se desvendando o caminho de volta para uma harmonia espiritual, base para uma vida feliz e uma melhor saúde física, caminho este que continuo a trilhar.

21 de junho, Solstício de Verão. Pela orientação este-oeste pensa se que o Cromeleque dos Almendres foi concebido para c...
17/06/2026

21 de junho, Solstício de Verão. Pela orientação este-oeste pensa se que o Cromeleque dos Almendres foi concebido para celebrações do Equinócio. A linha que marca a direcção onde nasce o Sol no Solstício do Verão, está marcada pelo Menir dos Almendres, actualmente invisível a partir do Cromeleque.
Seja como for, é um gosto marcar o ritmo das estações no sítio do Cromeleque dos Almendres.
Domingo, 21 de Junho, às 05.45h estaremos no Cromeleque para uma Saudação ao Sol do Verão.

É habito levar uma pequena oferenda para o lugar, um sinal de agradecimento ao local e à Terra. Pode ser um pouco de água, uma pedrinha ou flor, ou um pauzinho de incenso. O que conta é o gesto. A participação na meditação é por donativo.

Estava escrever "estamos sempre a procura de algo" e lembrei me das caminhadas que me levaram às montanhas. Lá em cima, ...
28/05/2026

Estava escrever "estamos sempre a procura de algo" e lembrei me das caminhadas que me levaram às montanhas. Lá em cima, apenas céu e terra. Espaço e montanha. Vastidão e grandiosidade. Natureza que apenas é, igual a si própria.
Caminhando começamos a fazer parte desta mesma natureza, céu e terra, espaço e montanha, vastidão e grandiosidade. Se houvesse importância a atribuir a quem supostamente somos, começa a dissolver no vento, nos passos.
Fazemos parte desta natureza, como também fazem parte as árvores, as cabras-monteses, os lagartos, as rochas e os arbustos.
Apenas importa sentir o que está á nossa volta. Apenas importa ser, sentir, seguir caminho.
Alguma vez conseguiremos compreender verdadeiramente a vastidão de que fazemos parte, que vive em nós, através de nós?
Alguma vez seremos capazes de compreender a perfeição da ordem natural, da interligação e interdependência de tudo que vive?
Apenas com as palavras e a lógica da mente com certeza que não conseguiremos. Mas silenciando a mente, sentindo o caminho no corpo, talvez chegaremos. O que estamos à procura, encontra-se dentro de nós. Nos somos o caminho.

Estamos sempre a procura de algo. Parece que é a nossa maior necessidade, o motor da nossa vida. Ter um objectivo, um pr...
28/05/2026

Estamos sempre a procura de algo. Parece que é a nossa maior necessidade, o motor da nossa vida. Ter um objectivo, um propósito, uma missão ou uma filosofia que dá sentido à vida, faz nos sentir seguro, confiante. Dá nos a ideia que estamos em controlo.

Mas a energia desta Lua Cheia põe-nos perante as escolhas que (não) fizemos e (não) fazemos. O que libertar? Que direcção tomar? Não tem de ser necessariamente uma grande crise de vida. Pode ser também uma coisa pequena, uma escolha que já carregas há algum tempo, um sonho que adias constantemente, uma convicção sobre ti mesmo que talvez já não faz sentido.

A energia desta lua será amplif**ada pela oposição com Urano em Gémeos. Urano é o planeta do grande despertar, do choque e do espanto, um planeta que te traz o que precisas, em vez do que desejas! Urano move-se rapidamente, o que pede de nós é mantermos estáveis e enraizados. Com os pés bem assentos na terra estaremos preparados para que num único momento, o resto da nossa vida possa mudar.

A cerimónia e meditação da Lua Cheia é um momento em que tornamos consciente a nossa ligação com a Terra. Ela existe sempre, mas no barulho da vida moderna muitas vezes deixamos de sentir. A Terra representa a Sabedoria e ela pode nos apoiar na nossa evolução. Ela pode devolver-nos a confiança que há um lugar para cada um de nós. Ao entregar-nos à sabedoria da Terra, ela pode mostrar-nos o caminho. Basta entrar, por um momento, no silencio interior. Basta perguntar e esperar – a Terra responde sempre, apesar de poder não ser através de palavras, mas sim, sincronicidades ou insights. (texto completo em cavalo-de-vento.blogspot.com )

Cerimónia e Meditação da Lua Cheia
Local: Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Data: Sábado, 30 de Maio. Inicio às 20.15h.

Peço para trazer uma pequena oferenda para o lugar, um sinal de agradecimento ao local e à Terra. Pode ser um pouco de água, uma pedrinha ou flor, ou um pauzinho de incenso. O que conta é o gesto. A participação na meditação é por donativo.

Nasci num país altamente industrializado, que tem uma história de séculos de tentar controlar a natureza. Se os próprios...
12/05/2026

Nasci num país altamente industrializado, que tem uma história de séculos de tentar controlar a natureza. Se os próprios neerlandeses não tivessem tido a intervenção sobre o seu ambiente natural, grande parte do país seria ainda pantanoso e inabitável. Sinto por isso um verdadeiro chamamento para entender a natureza. É como se tivesse saudade de algo há muito esquecido.

Descobri que é uma saudade que surge em imensa gente. Descobri também que é um sentimento difícil de resolver. Por um lado, faz bem voltar ao silêncio, entregar-nos à imensidão de harmonia que nos envolve. Por outro lado, quando começamos a pensar no nosso percurso pessoal, há a sensação que temos que proteger algo, assegurar o futuro, emendar o passado. Sente-se que está à espreita, talvez, um desconforto ao sentir a mesma imensidão de uma natureza que não se deixa domar.

Actualmente vive-se um clima de impotência - vemos a degradação mas não sentimos capazes de corrigir o rumo. Como começar? Como chegar a uma alternativa?

A resposta já foi dada há muito - no Talmud encontramos a frase: "Não te cabe a ti concluir a obra, mas também não tens a liberdade de te desistir dela." Outra frase, mais conhecida ainda, vem de Mahatma Ghandi: "Seja a mudança que desejas ver no mundo." Outros sábios, com palavras diferentes, disseram o mesmo: cuida de ti para poderes cuidar do outro.

Ou seja: se te aflige ver como resultaram as escolhas da humanidade, empenha-te em fazer escolhas diferentes para a tua vida pessoal. Mudando pequenos gestos, talvez mesmo um estilo de vida. Mas acima de tudo: cabe a nós investigar o que está por detrás das escolhas que fazemos.

Por isso, urge voltar ao amor à Vida, assim mesmo, com V maiúsculo. A natureza que nos rodeia pode ser a porta que nos leva de volta. Ela oferece-nos ensinamentos sobre os verdadeiros valores da vida. Se conseguimos ver, com toda a curiosidade e interesse genuíno, como a natureza se apresenta perante os nossos olhos, talvez podemos começar a sentir que fazemos parte desta mesma natureza.

Se conseguimos ultrapassar a ideia que a natureza é um sítio onde vamos para sentirmos melhor, podemos começar a sentir que pertencemos a Ela. Que há um lugar para nós, seres humanos, em que nos é possível a segurança que tanto ansiamos. Abraçando na nossa atenção tudo que ocorre à nossa volta, podemos voltar a fazer parte de uma harmonia que pensamos perdida.

textos acerca de espiritualidade, meditação, realização pessoal, e a vivência em harmonia com Tudo que É.

O dia 1 de Maio traz a Lua Cheia, que estará em Escorpião, oposta ao Sol em Touro.Esta Lua também é chamado a Lua do Des...
30/04/2026

O dia 1 de Maio traz a Lua Cheia, que estará em Escorpião, oposta ao Sol em Touro.
Esta Lua também é chamado a Lua do Despertar. Tradicionalmente é na Lua Cheia de Touro que no Oriente é celebrado o nascimento, o completo despertar, e a passagem à Paranirvana do Buda Shakyamuni.
A Lua Cheia em Escorpião está assim associada aos ciclos da morte e do renascimento, e lembra-nos que tudo o que desaparece, tudo o que se perde, voltará a renascer.

A Lua de Wesak é também a Lua da Compaixão e Sabedoria, aspectos que no panorama global parecem ter perdido espaço, dando lugar a desconfiança, separação e conflito. Cada vez mais sentimos que há perda de entendimento em todos os relacionamentos, entre pessoas e povos. Sabemos que precisamos de contacto, de conversa, de construir pontes. Precisamos também um novo entendimento sobre o que é a verdade.

Que verdade procuramos? A dos nossos medos e insegurança? A verdade do ego, do querer ter razão? Os conflictos, problemas e crises, não se resolvem argumentando apenas com a racionalidade. Nem tão pouco resolvemos disputas a partir da nossa raiva ou medo.
Precisamos de algo diferente: precisamos de voltar a sentir-nos unidos.
Uma sensação de pertencer, de fazer parte, de ter valor e ser valorizado. É algo que tem lugar no coração - é à nós, seres humanos, de realizar a transformação e permitir que o nosso coração se mostra em toda a sua potencia: com toda a compaixão e sabedoria que aí está disponível.
O Sol em Touro ajuda-nos a abrir os olhos para quem somos - a Lua em Escorpião conduz-nos à vitória sobre nos próprios, para que haja transformação e renovação.

Meditação e Cerimónia da Lua Cheia
Sexta feira, 1 de Maio, às 20.30h
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora

www.cavalo-de-vento.blogspot.com

Abriram duas vagas adicionais para este retiro de meditação e caminhada.Um fim de semana para desacelerar, destinado a p...
26/04/2026

Abriram duas vagas adicionais para este retiro de meditação e caminhada.
Um fim de semana para desacelerar, destinado a pessoas que querem reflectir sobre como desejam viver.

Na Serra da Gardunha, lugar de força telúrica por excelência, vamos reforçar a ligação com a Natureza. Dois dias de meditação, caminhada, reflexão e aprofundamento pela lente combinado do estoicismo, taoismo e budismo.
Estoicismo traz clareza sobre o que está e o que não está sob o nosso controlo. Taoismo traz o desapego e o fluir do wu wei - agir sem esforço. Budismo traz a prática meditativa e a noção da impermanência. Em conjunto não formam uma doctrina, antes fornecem ferramentas para quem procura liberdade interior e espaço para viver.

Retiro de meditação e caminhada, 22 a 24 de Maio. Encontra informações, programa, e valores em https://cavalo-de-vento.blogspot.com/p/retiro-de-meditacao.html
Ou no evento https://fb.me/e/42hSdQkS4

Inscrições por mensagem directa aqui, ou pelo mail [email protected]

A partir do dia 8 de Maio as meditações regulares voltam.Horário: sextas-feiras das 13 às 14hLocal: OM Yoga & Som,Praça ...
20/04/2026

A partir do dia 8 de Maio as meditações regulares voltam.

Horário: sextas-feiras das 13 às 14h
Local: OM Yoga & Som,
Praça Joaquim Antonio de Aguiar nº18 Loja 24, Évora

Inscrições:
por mensagem privada ;
por whatsapp nr. 934211445;
ou por email para [email protected]

Quando chegamos ao Cromeleque lembrei-me das palavras de Joseph Campbell: "Um ritual é a encenação de um mito. E, ao par...
21/03/2026

Quando chegamos ao Cromeleque lembrei-me das palavras de Joseph Campbell: "Um ritual é a encenação de um mito. E, ao participar no ritual, participas no mito. E já que o mito é uma projecção da sabedoria profunda da psique, participando num ritual, participando no mito, colocas-te em sintonia com essa sabedoria, que é a sabedoria que te pertence de qualquer maneira. A tua consciência é lembrado da tua sabedoria".

O primeiro dia da Primavera nasceu nublado, cheio de mistério. Há milénios que o Cromeleque existe como monumento aos ciclos da natureza. Muitas gerações já celebraram aqui a Vida - cada um à sua maneira, com os seus próprios rituais. E mesmo para o ser humano moderno, continua importante esta celebração. Também para nós continua a ser fulcral perceber que não é em vão que Somos e existimos. É preciso lembrar que nossa vida faz sentido - a tua presença consciente é essencial.

Nestes tempos de extremos e excessos, procuramos respostas. Se vemos dor, medo, desorientação, manipulação e vitimização, não basta desejar que aquilo desaparece, não basta fugir para um lugar paradisíaco e tranquilo. Se desejamos harmonia, paz no mundo e cura para a Terra, há algo que podemos fazer, algo que realmente pode fazer a diferença:

Permitir que exista harmonia interior.

Lembra-te o que há de humano lá dentro. Lembra-te de Ser um Ser Humano. Que o ciclo que começou hoje, nos possa orientar para a bondade, generosidade e compaixão.

O dia de Equinócio é um dia de equilíbrio - o dia e a noite têm a mesma duração, porque a posição relativa do Sol está a...
19/03/2026

O dia de Equinócio é um dia de equilíbrio - o dia e a noite têm a mesma duração, porque a posição relativa do Sol está a passar pelo Equador, no seu caminho anual entre o hemisfério sul e o hemisfério norte. Neste dia, a Natureza lembra-nos que nada existe sem o seu oposto. Verão e inverno, luz e sombra, dia e noite, vida e morte... são realidades que se seguem em ciclos sem fim. O equilíbrio existe na alternação entre os opostos.

Os dias à volta do Equinócio convidem-nos de sentir este equilíbrio dinâmico. São dias para ancorar no centro e aceitar que os opostos que revezam. Altura para abrir o coração, abraçar a vida em todas as suas formas. A natureza mostra-nos a realidade desta Terra: Ela precisa de passar pelo inverno para poder renascer na primavera.

Acontece que estamos agora numa fase em que há muita incerteza à nossa volta. Estruturas que tomámos por certo desde há decénios e às vezes séculos, estão a desmoronar. Valores e princípios que foram o fundamento moral da humanidade, estão a vacilar. Mais do que nunca, ansiamos por paz e equilibrio.

Está nas mãos de cada um de nós, contribuir para um mundo mais harmonioso, mais tranquilo. Não nós é pedido salvar a humanidade - mas temos o dever fazer o que podemos dentro daquilo que nós é dado. Ou seja: tratar do nosso equilíbrio interior e trazer equanimidade para o nosso ambiente.

Os ciclos anuais das estações seguem - depois do inverno, a primavera. A natureza acorda, os dias começam a ser mais quentes e luminosos. Nós também voltamos a sentir as nossas forças, a vontade de erguer a cabeça e orientar-nos para o novo ciclo, um renascer. Em breve celebramos a Páscoa, festa da ressureição, renovação, renascimento. O Equinócio é por excelência a altura de encontrar o teu equilibrio. Para que haja mudança. Para que a Vida possa florescer.

Desejo vos um belo dia de Equinócio!

Texto completo em:

textos acerca de espiritualidade, meditação, realização pessoal, e a vivência em harmonia com Tudo que É.

Estou de volta às meditações presenciais. Desta vez, uma meditação para marcar o início da Primavera, no espaço de Om Yo...
14/03/2026

Estou de volta às meditações presenciais. Desta vez, uma meditação para marcar o início da Primavera, no espaço de Om Yoga & Som. Convém marcar lugar, por mensagem aqui, por whatsapp ou signal

O estudio f**a na Praça Joaquim Antonio de Aguiar nº18 Loja 24, Évora (junto ao teatro)

No dia 20 de Março iremos receber no Estúdio ÔM a Rietske
Rietske conduz as sessões de meditação utilizando técnicas de respiração e de visualização de várias tradições, do mindfulness moderno até o budismo e xamanismo. Aprenderás a observar o momento, sem julgamento, e abraçar tudo o que és por inteiro. Neste abraço de aceitação, amor e bondade, a verdadeira transformação acontece. 🤍 Esperamos por ti.

Endereço

Rua Virgílio Ferreira, 1
Évora
7005-807

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cavalo de Vento publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Cavalo de Vento:

Em destaque

Compartilhar