26/05/2026
Perder um animal de estimação pode ser mais difícil do que muitas pessoas esperam e, muitas vezes, mais intenso do que a própria pessoa imagina antes de viver essa experiência.
É o silêncio em casa, os horários que f**am estranhos, os momentos em que, sem pensar, ainda se espera que ele venha ou responda. Isso cria uma sensação de vazio muito concreta, difícil de explicar a quem nunca passou por isto.
O mais duro, muitas vezes, não é só a perda em si, é o ouvir que era só um animal, ou sentir que não há espaço para falar da dor sem ser minimizada. E isso faz com que muita gente guarde tudo para si.
Mas a verdade é simples, quando há vínculo, há luto. E esse luto merece ser levado a sério.
Não há uma forma certa de o viver, nem um tempo certo para passar. Há apenas o processo de ir aprendendo a viver com a ausência de alguém que fazia parte da vida todos os dias.
Se este processo estiver a ser difícil ou pesado, e sentir que precisa de apoio para o atravessar, estamos disponíveis para ajudar.
www.psisanos.pt