02/05/2021
Ser mãe, por si só, é o papel mais difícil e exigente que existe.
Mas ser mãe rodeada de colo e amor ou rodeada de crítica e desvalorização faz toda a diferença na forma como se vive essa maternidade.
Hoje, dia da mãe, gostava que pudéssemos parar para repensar a forma como se tem vindo a olhar para as mães porque se hoje são as melhores do mundo, nos outros dias do ano parecem ser os alvos preferidos para as críticas.
Não sei se sentem o mesmo mas tenho vindo a observar uma tendência para “policiar” as mães. Qualquer que seja a decisão que tomem, haverá sempre alguém pronto para as criticar e/ou desvalorizar, como se conhecidos e desconhecidos se achassem no direito de fiscalizar tudo o que as mães fazem com os seus bebés.
E por vezes não é algo tão óbvio assim. Pode ser feito de forma mais ou menos subtil e facilmente pode ser justificado como sendo “apenas” um comentário, uma opinião ou um conselho. Pode até existir uma boa intenção por detrás de quem o faz mas agora imaginem o que é receber um palpite por cada pessoa que se cruze no seu caminho.
Ser mãe já é viver num mar de dúvidas, medos e inseguranças. Não precisam que as façam sentir ainda mais perdidas nas suas escolhas. Até porque, no limite, se tivermos uma mãe a precisar de ajuda, não me parece que a queiram pedir a quem sempre as olhou de lado.
Tudo o que hoje desejo às mães é que recebam menos críticas e mais compreensão; menos palpites e mais colo; menos olhares de lado e mais braços estendidos.
Feliz dia da mãe ❤